ALUNOS DE ENFERMAGEM DO UNIFOR-MG REALIZAM AÇÃO NO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS
segunda-feira, 01 de dezembro de 2025.
No dia 1º de dezembro, em referência ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o UNIFOR-MG promoveu uma Blitz Educativa conduzida pelas acadêmicas do 10º período do curso de Enfermagem, sob a supervisão da enfermeira Amanda Castro. A iniciativa foi realizada em frente à unidade de saúde, onde motoristas e pedestres foram abordados com orientações sobre prevenção, diagnóstico precoce e a importância da realização do teste rápido. Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos e preservativos, reforçando o compromisso da instituição com a promoção contínua da saúde sexual.
A atividade possibilitou aos estudantes uma experiência prática enriquecedora, favorecendo o desenvolvimento de competências relacionadas à comunicação, à educação em saúde e à abordagem comunitária. Segundo a supervisora Amanda Castro, “a Blitz Educativa foi uma oportunidade especial para aproximar as acadêmicas da realidade da promoção à saúde. A vivência fora da sala de aula fortalece o senso de responsabilidade social e amplia a visão sobre o papel do enfermeiro na prevenção das ISTs. Fiquei muito orgulhosa do empenho, da postura profissional e da sensibilidade demonstrada por cada aluna.”
Para a acadêmica Ana Laura Moura, a participação na ação também foi marcante: “Participar da Blitz foi uma experiência incrível e muito enriquecedora. Foi motivador perceber como a educação em saúde pode impactar diretamente a comunidade. A abordagem com os motoristas e a troca com as pessoas nos mostrou, na prática, a importância de falar sobre prevenção e quebrar tabus sobre o HIV/Aids”, afirmou.



