ALUNOS DE DESIGN DE INTERIORES PARTICIPAM DE VISITAS TÉCNICAS

quinta-feira, 28 de abril de 2022.
ALUNOS DE DESIGN DE INTERIORES PARTICIPAM DE VISITAS TÉCNICAS

Discentes do 5° período de Design de Interiores participaram, no dia 26 de abril, de duas visitas técnicas. Eles estiveram na Marcenaria Daniel Móveis Planejados e na Marmoraria Pedra Nobre, ambas em Formiga. As atividades foram propostas e coordenadas pela Profa. Ma. Aline Matos Leonel Assis, na disciplina Projeto de Móveis e Objetos.

Segundo a docente, a iniciativa buscou fornecer aos alunos o reconhecimento de todo o processo de produção de móveis planejados feitos sob medida, desde a entrega do projeto por profissionais como arquitetos e designers, passando pela execução, até a finalização da peça.

A entrevistada disse que a Visita Técnica é sempre muito valiosa na formação dos acadêmicos. Ela afirmou que os estudantes conheceram a organização das empresas, a importância de se ter uma equipe de funcionários treinados, a logística de produção, as tecnologias envolvidas e os detalhes das especificações dos materiais.

Na Marcenaria, o grupo foi recebido pelo próprio Daniel Gomes, que explicou como é importante a parceria entre os profissionais e como isso faz a diferença no resultado dos móveis fabricados e na satisfação do cliente. Ele citou exemplos de experiência, possibilitando a troca de informações e de vivências.

O empresário mostrou toda a linha de produção. Com isso, os alunos viram, na prática, os conceitos trabalhados em sala de aula. Também conheceram equipamentos que automatizam algumas etapas da produção e etapas que são desenvolvidas de forma manual. Os participantes tiveram acesso a catálogos de representantes de materiais.

Já na Marmoraria Pedra Nobre, o gerente comercial Marcelo Costa Pinto recepcionou os acadêmicos. Ele falou sobre o funcionamento da empresa e todo o planejamento de sua expansão e implementação de novas tecnologias e de estratégias sustentáveis. O objetivo é diminuir o impacto ambiental, com o reaproveitamento de água da chuva e o sistema de recolhimento da água usada no corte das pedras feito por grelhas, direcionadas a um reservatório para decantação e que posteriormente retorna para os maquinários.

No local, os discentes conheceram equipamentos de alta tecnologia, uma diversidade incrível de tipos de pedras naturais e sintéticas e o processo de corte e acabamento para a produção das peças projetadas. Marcelo Costa Pinto reforçou a importância de uma boa parceria entre os profissionais que desenvolvem os projetos e aqueles que produzem as peças para garantir a satisfação do cliente.

Para a Profa. Ma. Aline Matos Leonel Assis, as atividades resultaram em experiências para a vida profissional. “Os alunos puderam ir além do que é trabalhado em sala de aula, pois vivenciaram a teoria e agregaram novos conhecimentos na prática.”

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC
24 de abril de 2024