Alunos de Ciências Biológicas participam de palestra - Unifor MG
Alunos de Ciências Biológicas participam de palestra

quinta-feira, 25 de março de 2010.
Alunos de Ciências Biológicas participam de palestra

Os alunos de Ciências Biológicas participaram de uma palestra, na noite do dia 23, na Sala de Multimeios 2. O evento foi promovido pela coordenadora do curso, Profa. Ms. Lília Rosário Ribeiro, e tratou do tema "Introdução à Espeleologia".

A apresentação foi feita pelo biólogo e funcionário da CEMIG, Lucélio Nativo da Assunção, que se formou no UNIFOR-MG. Durante a palestra, foram abordados temas relacionados à espeleologia, área dedicada ao estudo das cavernas, sua gênese e evolução. Segundo ele, existem vários conceitos de caverna, mas, de maneira generalizada, é considerada como uma cavidade natural subterrânea penetrável pelo homem. Os tipos conhecidos são: gruta, loca, lapa, toca, abrigo, furnas ou abismo, todos formados a partir das rochas.

O professor também falou sobre a disposição das cavernas no país, que, em sua grande maioria, são pequenas, planas e verticais, devido à geologia brasileira. "No Brasil, existem cerca de quatro mil cavernas cadastradas. A região próxima a Formiga/MG possui o maior número delas, chegando a mais de mil. Só em Pains/MG, são mais ou menos 400 cavernas", conta.

O evento teve como objetivo fomentar a melhoria da formação específica dos acadêmicos de Ciências Biológicas.

{mosimage}

CONFIRA O RESULTADO DA PREMIAÇÃO DA XVIII MIPE