Alunos de Ciência da Computação criam software para APAE de Formiga
segunda-feira, 30 de novembro de 2009.
De acordo com os alunos, o projeto SAPO é um ambiente virtual de jogos que auxiliam na reabilitação cognitiva, bem como na educação especial de crianças portadoras de deficiências mentais, explorando estratégias tais como: tarefas de treinamento de relacionamento simbólico; percepção simbólica e memória visual. “O uso dos computadores na área da saúde vem se mostrando de fundamental importância, pois abre várias portas para muitas situações diferentes do dia a dia poderem ser simuladas através do software.”, apresentam os alunos no projeto.
No endereço virtual com informações sobre o projeto consta ainda que a informática é vista como favorável à atividade cognitiva de estruturação das representações do conhecimento e, também no desenvolvimento emocional. É um recurso para que pessoas com dificuldades de aprendizagem possam, apesar de suas deficiências e limitações desenvolver suas potencialidades que são próprias.
A diretora da APAE de Formiga, Sandra Mara Rios Ferreira, comentou que o programa deu certo e que sua aplicação deverá ser muito positiva para o desenvolvimento dos alunos.
{mosimage}