Alunos de Ciência da Computação criam software para APAE de Formiga

segunda-feira, 30 de novembro de 2009.
Alunos de Ciência da Computação criam software para APAE de Formiga

Estudantes do 6o período de Ciência da Computação desenvolveram um Software de Apoio a Psicólogos e Orientadores de crianças com necessidade de educação especial que atenderá à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Formiga. O projeto (SAPO) foi desenvolvido a partir de uma proposta apresentada pelo professor Michel Pires, da disciplina Engenharia de Software. Implantado na APAE no dia 23, o software foi apresentado aos alunos dos 2o e 4o períodos de Ciência da Computação no dia 25 de novembro.

De acordo com os alunos, o projeto SAPO é um ambiente virtual de jogos que auxiliam na reabilitação cognitiva, bem como na educação especial de crianças portadoras de deficiências mentais, explorando estratégias tais como: tarefas de treinamento de relacionamento simbólico; percepção simbólica e memória visual. “O uso dos computadores na área da saúde vem se mostrando de fundamental importância, pois abre várias portas para muitas situações diferentes do dia a dia poderem ser simuladas através  do software.”, apresentam os alunos no projeto.

No endereço virtual com informações sobre o projeto consta ainda que a informática é vista como favorável à atividade cognitiva de estruturação das representações do conhecimento e, também no desenvolvimento emocional. É um recurso para que pessoas com dificuldades de aprendizagem possam, apesar de suas deficiências e limitações desenvolver suas potencialidades que são próprias.

A diretora da APAE de Formiga, Sandra Mara Rios Ferreira, comentou que o programa deu certo e que sua aplicação deverá ser muito positiva para o desenvolvimento dos alunos.

{mosimage}

Os alunos do 6o período de Ciência da Computação durante a apresentação do programa

FUNCIONÁRIOS DA FUOM PARTICIPAM DE TREINAMENTO DE FORMAÇÃO DE BRIGADA DE INCÊNDIO COM O CORPO DE BOMBEIROS
20 de fevereiro de 2024