Alunos de Biblioteconomia assistem a aulas de Cartografia

sexta-feira, 18 de setembro de 2009.
Alunos de Biblioteconomia assistem a aulas de Cartografia

Estudantes do curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG assistiram a uma aula de Cartografia no dia 10 de setembro. A aula, ministrada pela Profa. Helena Rodrigues Lima, teve o objetivo de apresentar aos alunos os materiais usados no Laboratório de Cartografia, que fazem parte da catalogação diária na biblioteca “Ângela Vaz Leão”, do Centro Universitário de Formiga.

De acordo com a professora, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mapas, cartas topográficas, imagens e a diferença entre planisférios. Eles também foram apresentados a materiais como GPS, óculos 3D e vários tipos de atlas.

Helena considerou que o bibliotecário deve conhecer o material para poder fazer uma boa apresentação ao usuário. “Se alguém procura um determinado mapa, por exemplo, o bibliotecário deverá apresentar as várias escalas para saber qual atenderá a sua necessidade”. Ela enfatizou que é indispensável que o profissional de Biblioteconomia tenha esse conhecimento. “É muito importante que o bibliotecário esteja conheça o material contido na biblioteca. Com as informações completas, o trabalho de pesquisa se torna mais eficaz. No caso do material cartográfico, por ser muito variado, os detalhes serão de grande valia para a apresentação”.

Sobre as aulas, a professora de Cartografia comentou que os alunos se mostraram muito interessados. Participaram da apresentação, manusearam os instrumentos mostrados e fizeram perguntas importantes. Apesar do curto período de tempo, a aula foi muito proveitosa”.

A Profa. Helena Rodrigues Lima ministrando aula no Laboratório de Cartografia

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO