ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO PARTICIPAM DE VISITA TÉCNICA

segunda-feira, 05 de setembro de 2022.
ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO PARTICIPAM DE VISITA TÉCNICA

Discentes do 6° período de Arquitetura e Urbanismo participaram, no dia 27 de agosto, de uma visita técnica. A iniciativa foi da Profa. Ma. Aline Matos Leonel Assis, na disciplina Estúdio de Arquitetura e Urbanismo II. Os alunos desenvolverão o projeto de um edifício de uso público para um Centro Comunitário em Formiga. O trabalho será interdisciplinar com o envolvimento das matérias Sistemas Estruturais, Projeto Paisagístico e Instalações Elétricas.

Na oportunidade, além da Profa. Ma. Aline Matos, a Profa. Ma. Karla Carvalho, responsável pela disciplina Sistemas Estruturais, também acompanhou os acadêmicos. A visita foi dividida em três etapas. Na primeira, o grupo esteve na sede do Instituto Tatame do Bem, onde foram recebidos pelo fundador Rodrigo Assalin (egresso do UNIFOR-MG e parceiro nas atividades técnicas) e mais dois arquitetos responsáveis pelo projeto da nova sede, que está em execução. O fundador contou sobre a criação, o conceito e a filosofia do Instituto Tatame do Bem e como auxilia diversas comunidades da região.

Logo depois, os arquitetos Leandro Alejandro e Lucas Gabriel (egresso do UNIFOR-MG) exibiram o projeto da nova sede e explicaram para os discentes sobre as demandas iniciais e todo o estudo de viabilidades que foi feito pela equipe multidisciplinar para traçar as diretrizes e chegar ao resultado.

Em uma segunda fase, todos seguiram até a nova sede do Instituto Tatame do Bem, no bairro Novo Horizonte. No local, foi mostrado aos estudantes o canteiro de obras. As docentes e a equipe de profissionais envolvidos fizeram a apresentação. Nesse momento, uniu-se ao grupo o engenheiro Heytor Pimenta responsável pela acessibilidade, rotas de fuga e adequações junto ao Corpo de Bombeiros. O profissional é egresso e engenheiro do UNIFOR-MG.

Ainda no local, os acadêmicos conheceram a estrutura do CRAS IV e do CEU Novo Horizonte. A coordenadora Gilcéia Lima explicou a estrutura das entidades e as demandas atendidas. Além disso, os estudantes fizeram o reconhecimento do local, como um estudo de caso, buscando referências projetuais, estruturais e paisagística. Tudo isso servirá de fundamento para o projeto a ser desenvolvido na disciplina Estúdio de Arquitetura e Urbanismo II, em parceria com as demais disciplinas citadas anteriormente.

Na última etapa, as professoras acompanharam os alunos até o bairro Quartéis para um reconhecimento da área objeto de estudo escolhido para o Centro Comunitário. Ali, realizaram os levantamentos de dados necessários, registos fotográficos e o reconhecimento das características urbanas do entorno. Todo o processo é relevante para a interpretação das condicionantes e assim traçar diretrizes.

A Profa. Ma. Aline Matos Leonel Assis destacou que todas as fases da visita foram enriquecedoras para o conhecimento do grupo. “Foi uma manhã de aprendizado e somos gratos por todos que contribuíram!”.

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG