ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO FAZEM VISITA TÉCNICA À ITAPECERICA-MG

quinta-feira, 28 de setembro de 2023.
ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO FAZEM VISITA TÉCNICA À ITAPECERICA-MG

Os alunos do 8º período do curso de Arquitetura e Urbanismo fizeram uma visita técnica à cidade de Itapecerica-MG acompanhados pela Profa. Ma. Aline Matos Leonel Assis, que organizou a visita juntamente com Mardem Michael Ferreira da Silva do Setor Municipal de Patrimônio Cultural da prefeitura de Itapecerica.

A visita técnica envolveu a disciplina de Técnicas Retrospectivas e Preservação do Patrimônio Cultural, onde os alunos puderam ter contato com diversos pontos turísticos arquitetônicos da cidade. Eles foram guiados pela historiadora e arquivista vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Erivelta Diniz.

Os alunos visitaram a Igreja de São Francisco e participaram de um bate-papo com a restauradora das imagens do Setenário de Nossa Senhora das Dores. Passaram pelos casarões históricos no Largo de São Francisco, Praça Alexandre Szundy e Praça do Coreto para reconhecimento de casarões históricos e arquitetura local, Igreja Matriz de São Bento, Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde participaram de bate-papo com a equipe de restauração dos elementos artísticos da igreja. Ao fim da visita, os alunos também passaram pelo Museu do Presépio e Memorial dos Expedicionários Itapecericanos, no Centro Cultural de Itapecerica.

O objetivo principal da visita foi conhecer o patrimônio cultural preservado de Itapecerica, bem como o processo de restauração de alguns bens que estão sendo realizados atualmente na cidade. Desta forma os alunos puderam visualizar na prática conceitos e teorias do Restauro e da preservação do patrimônio cultural e reforçar a importância da preservação do patrimônio para a memória e a identidade de um povo. Esse tipo de visita também pode despertar o interesse dos alunos que estão em formação acadêmica para uma significativa área da arquitetura, que precisa de profissionais especializados e capacitados em todo o país.

Os alunos presenciaram situações de bens tombados e inventariados, identificaram patologias, entenderam sobre o processo de análise que os restauradores fazem para recuperação de um bem, visualizaram a prática de restaurações de um altar, de imagens sacras, de pinturas e todo seu processo minucioso envolvido.

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPARÃO DE CURSO SOBRE PRODUTOS E TÉCNICAS DE ACABAMENTO

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM