
Alunos de Arquitetura e Urbanismo fazem maquetes de moradias pré-históricas
quinta-feira, 08 de setembro de 2011.
De acordo com o Prof. Clésio, após exposição teórica dos conceitos que envolvem a arquitetura pré-histórica, os alunos assistiram ao filme ‘Guerra do Fogo’ para que pudessem visualizar a maneira como os hominídeos do período neolítico se comportavam e estabeleciam suas relações. “Em seguida à apresentação fez-se uma análise do filme, focando, em especial, as questões voltadas à moradia, evolução das diferentes tribos, etc. Com base na análise feita, foi pedido para os estudantes fazerem uma maquete representando uma ‘cabana primitiva’, termo utilizado pelos historiadores para designar a primeira forma de morar utilizada pelo homem”.
O objetivo da atividade, segundo o professor, pode ser resumido em fazer com que os alunos percebam e demonstrem as diferentes maneiras de conceber um espaço arquitetônico do ponto de vista primitivo.
“De uma maneira geral, os trabalhos cumpriram o esperado. Alguns alunos superaram as expectativas nas suas concepções. O trabalho foi realizado em parceria com a disciplina de desenho e plástica da Profª. Márcia Ordones Lemos Saleh, que permitiu a execução das maquetes durante suas aulas. Bastante relevante é o fato de muitos alunos relatarem suas dificuldades ao executar a maquete e compará-las com a realidade vivida pelo hominídeo pré-histórico. Tal atitude nos faz perceber que o estudante está estabelecendo relações entre as diferentes épocas que é o propósito maior da disciplina, ou seja, capacitar o acadêmico para a identificação e análise da produção artística (artes plásticas e arquitetura) do período compreendido pelos primórdios da civilização até o período da arte gótica”.
As alunos apresentaram suas maquetes e contextualizaram na história e em seus detalhes