icone buscar
ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E DE ENGENHARIA CIVIL PARTICIPAM OFICINAS PRÁTICAS

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E DE ENGENHARIA CIVIL PARTICIPAM OFICINAS PRÁTICAS

sexta-feira, 28 de junho de 2024.
ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E DE ENGENHARIA CIVIL PARTICIPAM OFICINAS PRÁTICAS

Nos dias 4 e 5 de junho, os alunos do 9º período dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil participaram do evento “Oficinas Práticas”, organizado e supervisionado pela Profa. Ma. Aline Matos Leonel Assis e pela Profa. Mariana Del Hoyo Sornas.

O objetivo foi trazer aos alunos a vivência de uma obra através da execução das atividades propostas e firmar a parceria entre engenheiros e arquitetos, além de proporcionar a eles uma interação acadêmica e uma troca de experiência com os outros profissionais envolvidos como pedreiro, encanador e eletricista.

As oficinas aconteceram de forma simultânea no Laboratório de Ciências da Terra e Hidráulica e no Laboratório de Hidrologia do UNIFOR-MG. Houve também a participação dos colaboradores da instituição José Marcos da Costa, Elias Cristino da Cunha, Robson Luiz da Mata e Fábio José Pimenta, que auxiliaram na preparação e utilização dos materiais utilizados nas práticas.

As atividades tiveram início com a formação de grupos entre os estudantes que, em seguida, conheceram os colaboradores e os roteiros das atividades que foram desenvolvidas.

Na Oficina 1, intitulada “Concreto – Execução de pilar 14×26 cm (1,20m de altura)”, eles desenvolveram a armadura (os estribos e a ligação com vergalhões) conforme projeto estrutural, depois a forma de madeira e finalmente o concreto. Na prática eles puderam reconhecer todas as fases do concreto: dosagem, mistura, lançamento, adensamento e cura. 

O colaborador Elias contribuiu demonstrando como colocar o prumo da forma de madeira, como misturar os insumos do concreto entre outros detalhes essenciais para conferência de etapas de construção.

Na Oficina 2, intitulada “Alvenaria e revestimentos – Execução de 2m² de alvenaria com espessura de 9 cm, com blocos, cerâmicos de 9x19x19 cm”, eles fizeram a argamassa convencional conforme memorial descritivo. Em seguida, com as informações do projeto, levantaram a alvenaria e nas últimas fiadas usaram a argamassa polimérica para verificar formas diferentes de assentamento e analisar os prós e contras de cada uma. Por fim, executaram o emboço paulista e fizeram o assentamento do piso cerâmico.

Vários conceitos abordados em sala de aula foram relembrados, como amarrar uma parede, como verificar alinhamentos vertical, horizontal e angulação de encontro de paredes, entre outros detalhes essenciais para a conferência das etapas de construção.

A participação do colaborador José Marcos foi essencial para os alunos, pois tiveram a prática de obra, como colocar o prumo na alvenaria, como taliscar uma parede, como paginar o piso, entre outros detalhes essenciais para conferência de etapas de construção.

Na Oficina 3, intitulada “Eletricidade – Execução de um circuito elétrico (acender uma lâmpada)”, os alunos fizeram a montagem de um circuito em série fazendo a ligação de três bocais para lâmpadas e uma fiação com tomada para seu acionamento. A segunda prática foi montar um circuito three way com um disjuntor e uma tomada para seu acionamento. 

Com a atividade, eles aprenderam a manusear as ferramentas corretamente e a maneira certa para trabalhar com segurança. O colaborador Fábio foi essencial pois demonstrou para os presentes como desencapar um fio, passar a fita isolante, entre outros detalhes essenciais para a conferência de etapas de construção.

Na Oficina 4, intitulada “Hidráulica – Execução de uma trecho de tubulação”, com o projeto proposto e a avaliação de um modelo hidrossanitário existente no laboratório, os alunos realizaram um trecho de uma tubulação de água e esgoto para um banheiro simples.

A participação do colaborador Robson foi essencial para os alunos, pois tiveram a prática de obra, como conectar conexões e tubulação, formas de realizar as ligações entre outros detalhes essenciais para conferência de etapas de construção.

 

fique por dentro

DIVULGADO EDITAL DA MIPE 2024
15 de julho de 2024

DIVULGADO EDITAL DA MIPE 2024

NORMAS PARA A REMATRÍCULA DA MODALIDADE EAD – 2024.2
11 de julho de 2024

NORMAS PARA A REMATRÍCULA DA MODALIDADE EAD – 2024.2

PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO SE REÚNEM PARA COMEMORAR A CONQUISTA DE MAIS UM SELO “OAB RECOMENDA”
11 de julho de 2024

PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO SE REÚNEM PARA COMEMORAR A CONQUISTA DE MAIS UM SELO “OAB RECOMENDA”

Pular para o conteúdo