
ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E DE ENGENHARIA CIVIL PARTICIPAM OFICINAS PRÁTICAS
sexta-feira, 28 de junho de 2024.
Nos dias 4 e 5 de junho, os alunos do 9º período dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil participaram do evento “Oficinas Práticas”, organizado e supervisionado pela Profa. Ma. Aline Matos Leonel Assis e pela Profa. Mariana Del Hoyo Sornas.
O objetivo foi trazer aos alunos a vivência de uma obra através da execução das atividades propostas e firmar a parceria entre engenheiros e arquitetos, além de proporcionar a eles uma interação acadêmica e uma troca de experiência com os outros profissionais envolvidos como pedreiro, encanador e eletricista.
As oficinas aconteceram de forma simultânea no Laboratório de Ciências da Terra e Hidráulica e no Laboratório de Hidrologia do UNIFOR-MG. Houve também a participação dos colaboradores da instituição José Marcos da Costa, Elias Cristino da Cunha, Robson Luiz da Mata e Fábio José Pimenta, que auxiliaram na preparação e utilização dos materiais utilizados nas práticas.
As atividades tiveram início com a formação de grupos entre os estudantes que, em seguida, conheceram os colaboradores e os roteiros das atividades que foram desenvolvidas.
Na Oficina 1, intitulada “Concreto – Execução de pilar 14×26 cm (1,20m de altura)”, eles desenvolveram a armadura (os estribos e a ligação com vergalhões) conforme projeto estrutural, depois a forma de madeira e finalmente o concreto. Na prática eles puderam reconhecer todas as fases do concreto: dosagem, mistura, lançamento, adensamento e cura.
O colaborador Elias contribuiu demonstrando como colocar o prumo da forma de madeira, como misturar os insumos do concreto entre outros detalhes essenciais para conferência de etapas de construção.
Na Oficina 2, intitulada “Alvenaria e revestimentos – Execução de 2m² de alvenaria com espessura de 9 cm, com blocos, cerâmicos de 9x19x19 cm”, eles fizeram a argamassa convencional conforme memorial descritivo. Em seguida, com as informações do projeto, levantaram a alvenaria e nas últimas fiadas usaram a argamassa polimérica para verificar formas diferentes de assentamento e analisar os prós e contras de cada uma. Por fim, executaram o emboço paulista e fizeram o assentamento do piso cerâmico.
Vários conceitos abordados em sala de aula foram relembrados, como amarrar uma parede, como verificar alinhamentos vertical, horizontal e angulação de encontro de paredes, entre outros detalhes essenciais para a conferência das etapas de construção.
A participação do colaborador José Marcos foi essencial para os alunos, pois tiveram a prática de obra, como colocar o prumo na alvenaria, como taliscar uma parede, como paginar o piso, entre outros detalhes essenciais para conferência de etapas de construção.
Na Oficina 3, intitulada “Eletricidade – Execução de um circuito elétrico (acender uma lâmpada)”, os alunos fizeram a montagem de um circuito em série fazendo a ligação de três bocais para lâmpadas e uma fiação com tomada para seu acionamento. A segunda prática foi montar um circuito three way com um disjuntor e uma tomada para seu acionamento.
Com a atividade, eles aprenderam a manusear as ferramentas corretamente e a maneira certa para trabalhar com segurança. O colaborador Fábio foi essencial pois demonstrou para os presentes como desencapar um fio, passar a fita isolante, entre outros detalhes essenciais para a conferência de etapas de construção.
Na Oficina 4, intitulada “Hidráulica – Execução de uma trecho de tubulação”, com o projeto proposto e a avaliação de um modelo hidrossanitário existente no laboratório, os alunos realizaram um trecho de uma tubulação de água e esgoto para um banheiro simples.
A participação do colaborador Robson foi essencial para os alunos, pois tiveram a prática de obra, como conectar conexões e tubulação, formas de realizar as ligações entre outros detalhes essenciais para conferência de etapas de construção.