
Alunos da Educação Física participam de encontro sobre Práticas Esportivas na Escola Abílio Machado
quinta-feira, 04 de julho de 2013.
Alunos dos cursos de Educação Física, a convite do Professor José Roberto da Silva, da Escola Estadual Doutor Abílio Machado (Polivalente), participaram do encontro de Práticas Esportivas em Sala de Aula. O evento foi promovido na própria escola, no dia 29 de junho, das 8:00 às 17:00 horas e foi dirigido pelo Professor de Educação Física Erick Godinho Silva, da UFMG.
Alunos dos cursos de Educação Física, a convite do Professor José
Roberto da Silva, da Escola Estadual Doutor Abílio Machado
(Polivalente), participaram do encontro de Práticas Esportivas em Sala
de Aula. O evento foi promovido na própria escola, no dia 29 de junho,
das 8:00 às 17:00 horas e foi dirigido pelo Professor de Educação Física
Erick Godinho Silva, da UFMG.
Roberto da Silva, da Escola Estadual Doutor Abílio Machado
(Polivalente), participaram do encontro de Práticas Esportivas em Sala
de Aula. O evento foi promovido na própria escola, no dia 29 de junho,
das 8:00 às 17:00 horas e foi dirigido pelo Professor de Educação Física
Erick Godinho Silva, da UFMG.
Para o aluno Helton, do 1º período de Educação Física Bacharelado, “mesmo estando cursando o Bacharelado, participei do encontro e foi muito interessante, principalmente devido ao conteúdo, que visa a trabalhar com a criança o raciocínio lógico de forma lúdica, proporcionando, nas aulas de Educação Física, desenvolver conhecimentos de outras disciplinas de forma divertida e simples”.
Para a aluna Andreia, do 1º período de Licenciatura, “trabalhar a Educação Física escolar de forma a fazer com que o aluno desenvolva o raciocínio, o pensamento, abordando diversos conteúdos e de forma prazerosa é uma maneira de a Educação Física contribuir com outras disciplinas na formação dos alunos”.
O aluno Gabriel, do 1º período de Bacharelado, ressaltou que “o conhecimento adquirido no curso demonstrou um jeito de dar aula bem diferente de quando estudava e que as aulas de Educação Física podem contribuir muito com os alunos, mesmo aqueles que não gostam de praticar esportes, pois a forma de trabalhar requer não só a parte física, mas também o raciocínio.”
Danilo, aluno do 7º período de Bacharelado, destacou que “as variáveis abordadas de como inserir o esporte juntamente com as outras matérias de ensino básico acrescentou muito para o conhecimento e para o trabalho futuro como profissional, pois, mesmo estando formando este ano na área de bacharel, pretendo voltar e cursar a Licenciatura. Pude perceber que o esporte está relacionado a várias áreas, podendo, com um simples jogo da velha, trabalhar questões de Geografia, Matemática, História. Esse método de ensino, como o método situacional, em que o aluno tende a decifrar a atividade, faz com que uma simples brincadeira possa virar uma grande questão de qualquer matéria, auxiliando o desenvolvimento psicomotor.”
Para o coordenador dos cursos de Educação Física, Prof. Dr. Leonardo Nogueira Coelho, “este encontro realizado na Escola Polivalente contribui muito para a formação dos alunos, proporcionando novos métodos a serem utilizados nas aulas de Educação Física escolar, dentro de um processo interdisciplinar, mantendo o prazer e o gosto pelas aulas de Educação Física. Outro fator que chama a atenção é o interesse dos alunos que cursam o Bacharelado de participarem de cursos e seminários voltados para área de Licenciatura, ou seja, para a formação de docentes, que é uma área de grane abrangência e que precisa de bons profissionais”.