
Aluno do Colégio de Aplicação, com apenas 15 anos, passa no vestibular de medicina da USP
segunda-feira, 06 de fevereiro de 2017.
No Colégio de Aplicação, o Futuro é Agora. Aqui, o estudante é preparado para os desafios com seriedade e a certeza de que não há tempo a perder. Uma prova desse compromisso é a trajetória do aluno Nikolas Vaz Miranda, que passou no vestibular de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O aluno e mais 900 candidatos participaram do processo seletivo como treineiros. Ele obteve o 62o lugar, um excelente resultado. Detalhe: Nikolas Vaz Miranda tem 15 anos e ainda está no início do 2º Ano do Ensino Médio.
O estudante comemorou o resultado, divulgado no dia 2 de fevereiro pela FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular), processo que seleciona alunos para a USP e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Ele contou que foi motivado pela vontade de estudar em uma das melhores universidades da América Latina e do mundo. Destacou que é um vestibular bastante concorrido, muito difícil e que ficou surpreso com o resultado.
O destaque foi obtido graças à dedicação constante do discente ao aprendizado. Além das aulas no Colégio de Aplicação, o tempo em casa fica comprometido com os estudos e resulta em mais cerca de quatro horas diárias de preparação. Para 2017, contou que pretende continuar com a rotina de estudos, prestar novamente o Vestibular da USP e tentar as seleções da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Para a Diretora do Colégio de Aplicação, Profa. Divina Solange do Nascimento, Nikolas Vaz Miranda é um exemplo a ser seguido pelos estudantes que desejam a aprovação nas melhores universidades do País. Ela falou de sua alegria com a notícia e ressaltou todo o suporte oferecido pela unidade de ensino aos alunos e o apoio dos professores aos discentes para que vençam os obstáculos.
“Sempre incentivamos nossos alunos a participarem de competições, como olimpíadas do conhecimento. Também contamos com o Objetivo, que é um excelente sistema de ensino, com suporte necessário aos nossos alunos. É um conjunto que integra sonho, desejo e motivação”, destacou.
A Diretora falou também sobre a satisfação com os resultados de outros alunos do Colégio de Aplicação que garantiram vagas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e em outras instituições.
Provas
A seleção da FUVEST contou com duas etapas. A primeira ocorreu no dia 27 de novembro do ano passado e foi composta por noventa questões, cada uma com cinco alternativas. A nota de corte de Medicina – a nota necessária para o candidato participar da segunda fase – variou, nos últimos anos, de 70 a 77 acertos.