
Aluno de Direito é aprovado no Exame da OAB antes de se formar
quinta-feira, 02 de setembro de 2010.
No último dia 13, foi publicado o resultado geral do Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O aluno do 10o período de Direito, Danilo César Basílio de Souza, foi um dos aprovados. O Exame se divide em duas etapas. A primeira possui cem questões objetivas e foi realizada no dia 13 de junho. A segunda é composta pela elaboração de uma peça processual e por cinco questões subjetivas, promovida no dia 25 de julho.
Segundo o aluno, o nível de dificuldade da prova é altíssimo. “O Conselho Federal da OAB ainda não divulgou a estatística do último Exame. Mas, segundo dados fornecidos pelos cursos preparatórios, estima-se que a média de aprovação foi de 12% na primeira fase e de 9% na segunda”, comenta.
Ele conta a trajetória de estudos e dedicação até que a aprovação fosse conquistada. “Quando realizei o Exame de Ordem, ainda cursava o 9º período. O estudo foi turbulento. Na semana em que prestei a primeira etapa, também me preparava para atuar em um Tribunal do Júri, a convite do Núcleo de Práticas Jurídicas do UNIFOR-MG (NPJ). O período entre as duas etapas foi mais árduo ainda, visto que estava na fase final de elaboração de minha monografia e, além de ter que me preparar para a apresentação, tinha que estudar para as provas finais do semestre. Em meio a tudo isso, ver meu nome na lista de aprovados trouxe um sentimento de alegria indescritível. Mais gratificante ainda é perceber que o esforço valeu a pena e que os estudos devem continuar, pois, com dedicação, tudo é possível.”
Danilo César diz que a aprovação no Exame de Ordem é de suma importância aos acadêmicos de Direito. “Penso que é o primeiro degrau na escala profissional de um operador do Direito. Pessoalmente, o sentimento é de alívio, de dever cumprido. A aprovação foi fundamental em minha vida profissional. Trabalho em um escritório conceituado na região e ser aprovado no Exame, antes de terminar o curso, foi engrandecedor. Apesar dos estudos continuarem, estou mais tranquilo e confiante”, diz o aluno.
Sobre o UNIFOR-MG
Danilo comenta também que o apoio dos professores do UNIFOR-MG foi fundamental para a aprovação. Ele conta que o curso possui um Corpo Docente bastante preparado, que auxilia muito aos alunos. “A dedicação, os ensinamentos passados, o método de ensino, a disposição, enfim, tudo contribui para o crescimento e aprendizagem dos acadêmicos. O incentivo que alguns nos prestam e o laço de amizade que construímos ao longo dos anos também é essencial. Ver a interação, a preocupação de muitos em saber acerca do resultado e em ajudar nos estudos é imensurável e não há palavras que expressem o sentimento de gratidão”, encerra.
Coordenação
O coordenador do curso, Prof. Ms. Fábio Antunes Gonçalves, comenta a aprovação. “Certamente, a conquista do aluno no Exame da OAB, antes mesmo da conclusão do curso, nos traz uma satisfação muito grande, uma vez que são situações como essa que nos dão resposta ao trabalho desenvolvido junto aos acadêmicos. Além do mais, o curso de Direito do UNIFOR-MG tem ganhado cada vez mais destaque, exatamente em razão das vitórias dos egressos, que, sem duvida, é um dos maiores objetivos do curso”, declara.
No último dia 13, foi publicado o resultado geral do Exame da OAB. O aluno do 10o período de Direito, Danilo César Basílio de Souza (foto), foi um dos aprovados