
Alunas realizam estágio na Biblioteca do Estado de São Paulo
quinta-feira, 18 de agosto de 2011.
Na oportunidade, as alunas puderam conhecer um pouco mais sobre o serviço prestado pela instituição. Segundo elas, “o estágio nos proporcionou excelentes benefícios, já que pudemos explorar cada setor da biblioteca, de maneira direta, como, por exemplo, o atendimento e o processamento técnico. Foram apresentados a nós também todos os softwares utilizados e toda a tecnologia oferecida aos usuários”, detalham.
“A biblioteca é diferente de todas as outras que estamos acostumadas a ver. É uma instituição que prioriza muito a leitura e a tecnologia e onde são fornecidos vários suportes aos usuários, desde portadores de necessidades especiais até pessoas da terceira idade’’, contam as alunas.
A iniciativa de solicitar o estágio surgiu depois de uma visita técnica realizada pelo curso de Biblioteconomia ao local, em maio de 2010.
O local
A Biblioteca do Estado de São Paulo foi inaugurada em 08 de fevereiro de 2010 e fica no local onde, antes, era a Casa de Detenção do Carandiru, Zona Norte de São Paulo. Além de ser um centro de estímulo à leitura, ela abriga treinamentos para todas as bibliotecas municipais que existem no estado. Foram R$12,5 milhões de investimento para a implantação do local, que oferece cerca de 30 mil itens, entre livros, CDs, DVDs, revistas, quadrinhos e jornais. Além disso, disponibiliza computadores para acesso à Internet e equipamentos que permitem, inclusive, que o usuário efetue o empréstimo sozinho. A biblioteca está equipada com elevador, impressora em braile e sistema que realiza leitura em voz alta para deficientes visuais.
Cerca de 700 pessoas passam, diariamente, pelo local, organizado de acordo com a faixa etária dos frequentadores. Há espaços destinados a crianças, a adolescentes e a adultos. No último, há mesas de leitura, computadores e poltronas. A biblioteca conta com auditório para palestras e eventos, além de área externa coberta, com café e espaço para apresentações artísticas.