
Alunas de Fisioterapia visitam empresa em Pains
quinta-feira, 22 de março de 2012.
acompanhados do Prof. Diequison Rite da Cunha, fizeram uma visita
técnica, no dia 07 de março, à Indústria Ical Ltda., em Pains. A visita fez parte das atividades do Estágio Supervisionado em Fisioterapia Traumato-ortopédica.
A visita fez parte das atividades do Estágio Supervisionado em Fisioterapia Traumato-ortopédica. O objetivo foi demonstrar para os alunos como é feita uma abordagem ergonômica em uma empresa, desde a proposta comercial até a confecção do laudo ergonômico, assim como suas implementações, além de fornecer conhecimento aos colaboradores e incentivar a prática da ginástica laboral, com o intuito de condicionar o sistema musculoesquelético para receber demandas laborais, promover integração entre os colaboradores e diminuir os níveis de estresse advindos das condições ambientais e organizacionais dos setores da empresa.
Cronograma das atividades realizadas
Logo no início da visita, os alunos fizeram ginástica laboral com os colaboradores de diversos setores da empresa, houve a participação de mais de 30 funcionários, que fizeram perguntas sobre as técnicas utilizadas e o benefício dessas para atenuar o risco ergonômico em seu posto de trabalho.
Em seguida, o técnico em segurança do trabalho responsável pela empresa forneceu os Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) necessários para que fosse realizada a visita aos postos de trabalho da Ical Ltda. Ele explicou como funciona cada equipamento e ressaltou os principais riscos ambientais encontrados nos setores da calcinação.
O supervisor do estágio, Prof. Diequison Rite da Cunha, explicou a importância de conhecer o processo de fabricação da cal para a elaboração do laudo ergonômico, desde a extração da pedra calcária nas jazidas (setor de mineração), passando pelo processo de calcinação até o carregamento para a expedição.
Os alunos visitaram o setor de carregamento e analisaram dois postos de trabalho que exercem a mesma função (carregar os caminhões de cal para serem expedidos aos clientes), porém, ambos têm infraestrutura diferenciada e acarretam demandas posturais diversificadas.
Desta forma, o supervisor salientou a diferença entre cada função, os riscos de lesões musculoesqueléticas e de posterior adoecimento ocupacional que cada função oferece. Também mostrou aos acadêmicos as medidas que podem ser tomadas para atenuar o risco ergonômico nos postos avaliados.
Para os alunos, a visita foi muito válida, pois tiveram uma primeira experiência nesse campo de atuação da Fisioterapia e a oportunidade de obter novos conhecimentos, além de entender melhor sobre como elaborar um laudo ergonômico. Segundo o supervisor, os acadêmicos demostraram o interesse em buscar cursos de aperfeiçoamento para atuarem nessa área.
A visita técnica serviu para mostrar como é feita a abordagem ergonômica em uma empresa