icone buscar
ALUNA E PROFESSOR DO UNIFOR-MG APRESENTAM TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM LAVRAS

ALUNA E PROFESSOR DO UNIFOR-MG APRESENTAM TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM LAVRAS

terça-feira, 31 de outubro de 2023.
ALUNA E PROFESSOR DO UNIFOR-MG APRESENTAM TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM LAVRAS

A aluna Luiza Laura Barbosa, do curso de Biomedicina, e o Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida apresentaram trabalhos de iniciação científica na Universidade Federal de Lavras – UFLA – nos dias 20, 21 e 22 de outubro.

A discente participou do 35º Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química de Minas Gerais – 35ERSBQ, realizado na UFLA. Luiza é participante do projeto de Iniciação Científica intitulado “Estudo da taxa de transferência de macro e micronutrientes de rochas trituradas para tipos diferentes de solos com interesse agronômico”, sendo bolsista do CNPq. O projeto é coordenado pelos professores Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida e Prof. Anísio Rios Fonseca.

O trabalho apresentado é um resultado parcial do projeto de Iniciação Científica da aluna e apresentou o título: Study to carry out the determination of potassium by UV-VIS spectrophotometry (Estudo para realizar a determinação de potássio por espectrofotometria UV-VIS). O trabalho foi apresentado na forma de pôster e avaliado pela comissão organizadora do evento, sendo a discente elogiada quanto a sua segurança e conhecimento do assunto. 

Foi o primeiro congresso em que a discente participou e ela comentou: “Aprendi muito nestes dias. Existe um lado multidisciplinar que os meus colegas de curso também precisam ver. Sempre que tiver um evento em que eu possa participar divulgando o trabalho que a gente desenvolve nos laboratórios do UNIFOR, podem ter certeza que eu vou e com muito orgulho”.

O Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida também apresentou um trabalho na forma de pôster no mesmo evento. O trabalho é parte do projeto “Desenvolvimento de um filtro a base de fibras vegetais visando a captura de elementos metálicos no solo”, que contou com a participação das discentes do curso de Biomedicina e bolsistas do CNPq, Brenda Ferreira Rezende Silva e Fernanda Aparecida Pedrosa. O trabalho apresentado possuía o título: A new procedure for evaluating nutrients in the soil using organic material (Um novo procedimento de avaliação de nutrientes no solo com uso de material orgânico).

O professor ainda falou um pouco sobre a sua experiência com o trabalho: “O Encontro Regional da SBQ em Lavras é o primeiro que vou depois da pandemia. Foi interessante ver que os participantes (a maioria jovens) estão preocupados com o desenvolvimento científico, com a formação de novos profissionais do ensino de química e de formas como as IES podem ser mais próximas da sociedade, especialmente a parte mais carente. E foi muito bom verificar que a qualidade dos trabalhos desenvolvidos no Centro Universitário de Formiga, estão em um patamar alto e não são ofuscados pelas grandes IES de Minas Gerais”.

Ele ainda agradeceu ao Centro Universitário pela estrutura disponibilizada para o desenvolvimento dos projetos e pelo suporte financeiro, que permitiu a participação dele e da aluna no evento. Os detalhes do trabalho poderão ser vistos na XIX MIPE, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro.

 

fique por dentro

PROJETO “QUARTA NA PRAÇA” RECEBE ALUNO GABRIEL ANTONINO
8 de maio de 2025

PROJETO “QUARTA NA PRAÇA” RECEBE ALUNO GABRIEL ANTONINO

UNIFOR-MG REALIZA MESA REDONDA COM O TEMA “AUTISMO: CONEXÕES ENTRE FONOAUDIOLOGIA, PSICOLOGIA E TERAPIA OCUPACIONAL”
8 de maio de 2025

UNIFOR-MG REALIZA MESA REDONDA COM O TEMA “AUTISMO: CONEXÕES ENTRE FONOAUDIOLOGIA, PSICOLOGIA E TERAPIA OCUPACIONAL”

NOTA DE PESAR – WEDER ANTÔNIO DE OLIVEIRA
8 de maio de 2025

NOTA DE PESAR – WEDER ANTÔNIO DE OLIVEIRA

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.