Aluna do UNIFOR-MG se destaca em Congresso Mineiro de Biomedicina

terça-feira, 12 de dezembro de 2017.
Aluna do UNIFOR-MG se destaca em Congresso Mineiro de Biomedicina

A aluna Gabriella Luciana de Oliveira, do 8º período de Biomedicina do UNIFOR-MG, destacou-se durante sua jornada acadêmica. Sua última conquista foi a premiação em terceiro lugar por melhor trabalho – Honra ao Mérito – no Congresso Mineiro de Biomedicina e Congresso Mineiro de Análises Clínicas (CMBM & CMAC). O evento ocorreu em Belo Horizonte.

O estudo, apresentado por ela, “Alterações nos Leucócitos Totais e Níveis Plasmáticos de Citocinas em Pacientes com Fibromialgia” ainda contou com a participação da discente de Biomedicina, Camila Medeiros Costa, e da estudante de Fisioterapia Angélica Cristina Sousa Fonseca. O Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco orientou o grupo.

A produção teve origem a partir do projeto “Pode a fibromialgia ser considerada uma doença autoimune?”, desenvolvido no UNIFOR-MG, com financiamento da Instituição e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), sob a coordenação do Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco.

Além da discente Gabriella Luciana de Oliveira, a pesquisa inicial contou com a colaboração dos alunos de Fisioterapia: Angélica Cristina Sousa Fonseca, Priscila Conceição Faria, Raimisson Vieira Silva, Cecília Meireles, Saulo Elyas Arantes e Fernanda Cristina Silva.

Também contribuiu com as atividades a Profa. Dra. Débora d’Ávila Reis, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O estudo foi divulgado na revista internacional “Myopain: A Journal of Myofascial Pain and Fibromyalgia”.

Pesquisa

Dentre outras conquistas da discente, está o 1o lugar na edição 2016 da Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão (MIPE), com o trabalho “Evidências de Biomarcadores de Autoimunidade Alterados em Pacientes com a Síndrome da Fibromialgia”. A pesquisa teve a orientação do Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco.

Em janeiro de 2017, participou do “XXVI Curso de Verão em Fisiologia e Farmacologia – Prof. Wilson Teixeira Beraldo”, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante a programação, conquistou o “Prêmio Prof. Wilson Teixeira Beraldo”, com Menção Honrosa, pela apresentação do projeto “Avaliação da Resposta Inflamatória e Comportamental Induzida por Lipopolissacarídeo em Camundongos”, realizado por seu grupo.

Trajetória

Natural de Arcos, Gabriella Luciana de Oliveira se dedicou por um ano à Revista Conexão Ciência. O periódico científico do Centro Universitário tem proposta interdisciplinar e multidisciplinar. Ele visa socializar e disseminar as pesquisas e os estudos científicos produzidos em instituições e centros de pesquisa do Brasil e do exterior.

A aluna atuou por dois anos como monitora voluntária no UNIFOR-MG e participou do programa de Iniciação Científica em 2016 e 2017. Nesse período, descobriu o interesse pela carreira acadêmica. Disse que pretende continuar os estudos e que a intenção é, no futuro, lecionar. Dentre as áreas de interesse, a jovem citou neurodegeneração e doença de Parkinson.

O Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco orientou suas análises no Trabalho de Conclusão de Curso, que tratou sobre Fibromialgia e foi aprovado pela banca. No dia 20 de dezembro, é a Colação de Grau da turma de Biomedicina. A expectativa é que Gabriella Luciana de Oliveira e seus colegas gerem boas notícias também nessa nova etapa.

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPARÃO DE CURSO SOBRE PRODUTOS E TÉCNICAS DE ACABAMENTO

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM