
Acervo do Laboratório de Mineralogia é organizado por bibliotecárias
quarta-feira, 11 de maio de 2011.
Inúmeros itens foram recebidos nos últimos anos, todos, segundo o professor, de extrema importância para o acervo do UNIFOR-MG e também para a ampliação do conhecimento dos alunos que cursam disciplinas relacionadas à mineralogia. Porém, conforme explica o docente, os objetos não eram devidamente organizados dentro do laboratório. “Precisávamos da ajuda de profissionais experientes para realizar a correta organização do acervo, de forma a facilitar o acesso de professores e alunos. Então, pedi à equipe da biblioteca que realizasse o processamento técnico dos materiais, o que foi aceito prontamente”, conta o professor.
A coordenadora da biblioteca, Virgínia Vaz, explica que o material foi levado ao setor, onde foi preparado devidamente para a utilização. “Carimbamos, registramos, classificamos, catalogamos e etiquetamos as doações. Além disso, também as colocamos na estante, de forma a permitir o acesso mais fácil de professores e alunos. O acervo faz parte do patrimônio do UNIFOR-MG e, por isso, assim como todo o restante de itens pertencentes à Instituição, precisa estar de acordo com as normas de classificação e organização. Uma cópia do registro dos materiais foi entregue ao professor, de modo que os interessados poderão fazer empréstimos com o devido controle”, detalha.
Segundo a bibliotecária, a organização de um acervo, feita por profissionais da área, é muito importante, pois garante uma exploração melhor do material, além de deixá-lo à disposição da comunidade acadêmica, que, no caso específico do UNIFOR-MG, é a parcela mais interessada.
O Prof. Anísio agradece o apoio recebido da biblioteca. “Ressalto a enorme importância, gentileza e eficiência do trabalho da Virgínia e sua equipe, que organizaram a grande doação de livros, mapas e revistas recebidos pelo laboratório, possibilitando, assim, a montagem de uma pequena biblioteca no espaço. É uma conquista importantíssima e um alívio saber que podemos contar com os serviços do setor, visto que as aquisições sempre acontecem em relação ao laboratório”, encerra.
O Prof. Anísio ladeado pelas bibliotecárias Virgínia (à direita da foto) e Cidinha Castro Campos
{mosimage}
O material do Laboratório de Mineralogia foi todo organizado pela equipe da Biblioteca Ângela Vaz Leão