
Acadêmicos do UNIFOR-MG visitam fábrica da Coca-Cola no Rio de Janeiro
sexta-feira, 07 de março de 2014.
Na manhã do dia 21 de fevereiro, os acadêmicos do 1º, 3º, 5º e 7º períodos do curso de Administração e do 1º e 3º períodos do Curso Superior de Tecnologia em Marketing viveram uma experiência bem diferenciada ao visitarem a Fábrica da Felicidade da Coca-Cola, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Na manhã do dia 21 de fevereiro, os acadêmicos do 1º, 3º, 5º e 7º períodos do curso de Administração e do 1º e 3º períodos do Curso Superior de Tecnologia em Marketing viveram uma experiência bem diferenciada ao visitarem a Fábrica da Felicidade da Coca-Cola, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Além de uma grande oportunidade de conhecerem como são produzidos os refrigerantes mais famosos do mundo, os alunos também vivenciaram o inovador projeto direcionado aos visitantes da Fábrica da Felicidade. O projeto tem como objetivo transformar a visita em uma impactante experiência de marca, onde é possível conhecer detalhes sobre a história da Coca-Cola, sentir-se dentro da verdadeira Fábrica da Felicidade. A visita durou aproximadamente três horas e foi acompanhada todo o tempo por três supervisores da Coca-Cola, além da coordenadora geral do espaço temático.
Eder Sidnei da Silva, acadêmico do 7º período do curso de Administração, relatou a satisfação em participar dessa visita técnica. “Desde que ingressei na faculdade, essa foi a visita mais importante. Alinhou toda a teoria aprendida com a prática de uma empresa global. A equipe executora da Coca-Cola é muito capacitada e supriu todas as indagações dos alunos. Quando adentramos na fábrica, visualizamos todo o sistema de produção. Fiquei extasiado, foi fantástico e superou todas as expectativas”.
Para a aluna Maria Cláudia Gischewisky Souza, do 3º período do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, “conhecer a Fábrica da Felicidade da Coca-Cola foi uma experiência única, um projeto inovador no qual tive a oportunidade de visitar. Como estudante de Marketing, foi enriquecedor, pois abordaram diversas temáticas, como, por exemplo: sustentabilidade, distribuição, qualidade, marketing e publicidade, vendas, gestão da água, eficiência energética, entre outras. A visita conjuga uma série de conteúdos associados ao entretenimento e à magia da marca Coca-Cola”.
A visita, organizada pela coordenadora do curso de Administração e do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, Profa. Dra. Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira, teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos acadêmicos nos diversos setores produtivos e ver “in loco” muito do que se aprende em sala de aula. A importância desse tipo de atividade complementar é fundamental, pois aproxima a academia dos setores empresariais.
“As visitas técnicas são essenciais nas carreiras acadêmicas. Especificamente sobre a visita à fábrica da Coca-Cola, ficamos impressionados com a recepção. Os futuros administradores e os profissionais em marketing tiveram uma visão sistêmica e ampliada, tanto dos processos produtivos como, principalmente, do mercado. O nível de automação da fábrica é impressionante, a máquina desenvolve todo o processo, só precisa de um ou dois funcionários que ficam atentos diante de qualquer eventualidade. Os estudantes viram com mais clareza a importância de alguns fundamentos da Administração, como a valorização da marca, do produto e da embalagem, e da logística de distribuição de produtos e gestão de estoques. A visita deu chance aos 41 participantes de verem o funcionamento das teorias que mantêm a Cola-Cola em posição de liderança”, salientou a coordenadora.
Os alunos do UNIFOR-MG tiveram a oportunidade de conhecer as diferentes salas tematizadas que enfatizam os processos de produção e o programa de sustentabilidade desenvolvido pela empresa. No primeiro momento, degustaram de um lanche com todos os refrigerantes da Coca-Cola, água e sucos. Em um segundo momento, visitaram a sala de “Boas Vindas”, onde a “Wendy”, uma personagem da Coca-Cola, convidou os acadêmicos para visitarem a fábrica e descobrirem a cobiçada “fórmula secreta” do refrigerante.
Na sequência, foi feita uma visita à sala de época do Dr. John Pemberton (desenvolvedor da fórmula da Coca-Cola), quando os alunos conheceram a história inicial. Depois, se dirigiram para a sala onde foi contada a história da Coca-Cola no Brasil e exibidas propagandas desde a década de 50 até os dias atuais.
Em outra sala, foram distribuídos os crachás de todos os visitantes e os EPIs (Equipamentos de Prevenção Individual) para uma visita com segurança e para que todos fossem identificados na linha de produção da fábrica.
No setor de produção, foram muitas novidades e informações. A empresa conta com um total de 21 linhas de produção, oito colaboradores em cada linha, distribuídos em três turnos de trabalho. A produção das latinhas é de 72.000 por hora. A primeira máquina da Coca-Cola produzia 28 latas por minuto. Um projeto novo é a produção da garrafa PET retornável, demonstrando a preocupação com as questões ambientais.
Os alunos ainda conheceram o laboratório, assistiram a um filme institucional na sala de projeções em 3D; passaram pelo corredor da felicidade e visitaram a sala de sustentabilidade da empresa. Encerrando a visita, degustaram novamente de um lanche acompanhado dos refrigerantes do portfólio da Coca-Cola. Segundo a Profa. Dra. Jussara Oliveira, ao final, descobriram que a fórmula da Coca-Cola é “a felicidade de tomar uma Coca-Cola bem gelada em qualquer parte do mundo”.
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}