
FUOM REALIZA ASSEMBLEIA GERAL REFERENTE AO ANO DE 2024
segunda-feira, 28 de abril de 2025.
No dia 23 de abril, a Fundação Educacional de Formiga (FUOM) realizou a reunião anual da Assembleia Geral, reunindo seu Conselho Deliberativo no Salão Nobre “Eunézimo Lima”.
Os membros do Conselho e demais convidados foram recepcionados com um café da manhã, proporcionando um momento de comunhão antes da solenidade.
O Prof. Me. André Hostalácio, presidente da FUOM, deu início ao evento com um discurso de boas-vindas e ressaltou a importância da presença de todos ali para estarem à par dos investimentos da Fundação: “Além da aprovação para o nosso programa de bolsas para os nossos alunos, com benefícios para os calouros e veteranos, a gente precisa destacar o investimento que fizemos em tecnologia, o acesso às redes e as informações dentro do Campus, na Fazenda, no Clube e outros, são de extrema importância para as nossas atividades.”
Em seguida, o presidente da FUOM passou a palavra para o Prof. Dr. Marco Antônio de Sousa Leão, reitor do UNIFOR-MG, destacou os principais motivos para a reunião da Assembleia acontecer, além da necessidade da transparência: “O nosso trabalho é totalmente transparente, é divulgado. Como uma Fundação, temos que prestar contas dos nossos atos, fazer publicidade do balanço. O Ministério nos cobra e fiscaliza todos os anos. Então, do ponto de vista fiscal e pedagógico, a Assembleia contempla todas estas questões. A transparência é nossa obrigação, mas sempre tivemos este sentido de transparência o tempo todo.
Emseguida, foi tratada a deliberação sobre o balanço geral do exercício findo, acompanhado do parecer do Conselho Fiscal. A apresentação do Balanço Geral do exercício do ano de 2024 foi feita pelo Auditor, Dário Lúcio Pinto, representante da Empresa de Auditoria e Consultoria Empresarial (ACE), empresa de auditoria independente contratada pela FUOM, para realizar serviços de auditoria sobre as demonstrações contábeis, do exercício findo em 31/12/2024. Ele apresentou o Relatório dos Auditores Independentes Sobre as Demonstrações Contábeis, encerradas em 31 de dezembro de 2024, enfatizou que a base para a opinião da auditoria foi conduzida conforme as normas brasileiras e internacionais de auditoria e concluiu que o relatório foi emitido sem ressalvas.
Posteriormente, o Auditor explanou sobre o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Superávit do Exercício/2024, concluindo em sua opinião que a Instituição apresenta boa saúde financeira. Ele também registrou que a empresa ACE recomenda a aprovação das contas da FUOM do exercício 2024.
Em conversa com nossa equipe, ele apontou o que considera ser uma contabilidade segura para a Fundação: “Em primeiro lugar é necessário ter uma rigidez na gestão da empresa, mesmo sendo uma Fundação, é preciso ter um foco empresarial e proatividade na gestão de custos, que é fundamental na manutenção da saúde financeira do Centro Universitário.”
Ele ressaltou, ainda, que as referidas Demonstrações Contábeis foram examinadas pelo Conselho Fiscal da FUOM, com emissão de parecer favorável à aprovação das contas pelo Conselho Deliberativo. O coordenador do setor de Comunicação, Samuel Andrade, realizou a leitura do Parecer e declarou, em nome do Conselho Deliberativo, aprovadas as demonstrações contábeis apresentadas.