
UNIFOR-MG NA PRAÇA LEVA DIVERSOS SERVIÇOS À POPULAÇÃO DE PAINS
segunda-feira, 31 de março de 2025.
No dia 29 de março, o Centro Universitário de Formiga realizou o primeiro UNIFOR na Praça de 2025, no Parque Municipal Dona Ziza, na cidade de Pains. Com o objetivo de oferecer diversos serviços gratuitos à comunidade, proporcionando acesso a cuidados e orientações nas mais variadas áreas, o evento teve um grande número de visitantes da cidade, atraindo desde crianças até o público da melhor idade.
Entre os serviços oferecidos, a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Ma. Polliana Lúcio Lacerda Pinheiro, destacou alguns cuidados com o corpo que sempre devem ser observados com atenção: “Hoje o curso de Enfermagem trouxe a glicemia capilar, que a gente olha o nível de glicose no sangue e trouxe também uma avaliação dos pés, porque hoje a maioria da população tem a doença diabetes. Então, aqui a gente faz a triagem para ver se o paciente tem diabetes ou não e, os pacientes diabéticos, avaliamos os pés para ver se há algum tipo de risco, pois eles têm tendência a desenvolver a neuropatia diabética, onde se perde a sensibilidade dos pés, reduzem os reflexos, então avaliamos tudo isto e informamos ao paciente o risco que ele está sujeito.”
A aluna Alessandra Campos, do curso de Enfermagem, já é veterana no evento e compartilhou um pouco da sua experiência conosco: “Eu adoro o UNIFOR-MG na praça e sempre gosto muito de participar. O pessoal de Pains é muito receptivo e a gente está fazendo avaliação dos pacientes, então é uma forma da gente poder acolher o pessoal, muita gente descobre aqui que está com a glicose alta, que tá com uma fissura nos pés, então é uma excelente forma do UNIFOR-MG poder ajudar a comunidade.”
Entre os muitos estandes montados pelo UNIFOR-MG, os participantes puderam também realizar teste de tipagem sanguínea com os alunos e professores do curso de Biomedicina, receber atendimento fisioterapêutico, aferição de pressão arterial, técnicas de relaxamento e alongamento muscular com a equipe do curso de Fisioterapia; orientações de saúde e bem-estar na fala audição com as alunas de Fonoaudiologia; atividades lúdicas para crianças promovidas pelo curso de Pedagogia, distribuição de mudas e orientações sobre o cultivo de hortaliças pelo curso de Engenharia Agronômica, vacinação antirrábica e multiviral, realizadas pelo curso de Medicina Veterinária, além de exercícios e saúde corporal com o curso de Educação Física.
Os representantes da Prefeitura Municipal de Pains estiveram presentes, prestigiando esta parceria que já é um forte elo entre as instituições. Carlos Rodrigues, Secretário de Cultura, demonstrou sua satisfação na realização do evento: “Primeiramente temos que agradecer ao UNIFOR-MG pela parceria, é muito bacana um evento trazer tantos benefícios para a população de Pains, na parte saúde, cultura, em prol da cidade.”
O vice-prefeito da cidade, Pedro Vilela, ressaltou a importância do projeto: “É muito importante oferecer um momento de lazer para a comunidade, várias atividades estão sendo feitas aqui, com as crianças, mulheres, em comemoração também ao mês das mulheres. Um evento extremamente importante que marca a parceria da nova administração com o UNIFOR-MG, que é uma instituição muito respeitada na nossa região.”
A comunidade de Pains demonstrou gratidão a esta parceria, destacando como o evento contribuiu para o dia a dia na cidade. Entre os inúmeros visitantes estava Maria da Consolação, moradora de Pains, que compartilhou seu sentimento com a gente: “Esta parceria é de grande valor para a nossa cidade, onde as pessoas não têm a oportunidade de estar fazendo estas ações todos os dias.”