
UNIFOR-MG REALIZA PALESTRA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS E COMBATE AO ASSÉDIO NO AMBIENTE ACADÊMICO
quarta-feira, 19 de março de 2025.
No dia 18 de março, o Centro Universitário de Formiga realizou, no Salão Nobre Eunézimo de Lima, o evento “Relações Humanas na Escola”, com foco na prevenção e combate ao assédio, bullying e cyberbullying no ambiente universitário. A iniciativa proporcionou momentos de reflexão e debate entre alunos e convidados, reforçando a importância de um ambiente acadêmico saudável e respeitoso.
A abertura do evento foi conduzida pelo Reitor, Prof. Dr. Marco Antônio de Sousa Leão, que destacou a relevância das relações interpessoais para a formação dos futuros profissionais. Em seu discurso, ressaltou que o ambiente universitário deve promover o respeito, a amizade e o apoio mútuo entre os estudantes: “Os alunos precisam compreender que as relações humanas são fundamentais dentro da universidade. É essencial que haja respeito, amizade e, muitas vezes, até mesmo proteção entre eles. O papel da instituição é formar futuros profissionais – sejam professores, pedagogos ou advogados – que estejam preparados não apenas tecnicamente, mas também nas relações interpessoais”, afirmou o reitor.
A palestra foi ministrada pelo Prof. Me. Ricardo Bessas, com foco nos estudantes do 1º período dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia Agronômica. Durante sua explanação, o professor abordou diversas situações em que o aluno pode identificar casos de assédio moral e sexual, racismo, homofobia e outras formas de discriminação. Ele também enfatizou o papel dos educadores no combate ao bullying e à importunação no ambiente acadêmico: “Muitas vezes, os adultos desconhecem condutas que violam direitos, mas que, atualmente, são expressamente vedadas pelo nosso ordenamento jurídico. O bullying, o assédio sexual, a importunação sexual, o racismo e a discriminação homofóbica não podem ser tolerados no meio acadêmico e devem ser reprimidos. A liberdade de expressão é relativa, não pode ser absoluta, sob pena de violar direitos e garantias fundamentais de outras pessoas”, alertou o palestrante.
Os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e debater os diferentes tipos de violência associados ao bullying, compreendendo melhor os impactos dessas práticas na vida acadêmica e social. O UNIFOR-MG reforçou seu compromisso com o bem-estar de sua comunidade acadêmica, reafirmando sua postura intransigente contra qualquer forma de violência, seja verbal, psicológica ou física.