
PROFESSORA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CONCLUI DOUTORADO
sexta-feira, 18 de outubro de 2024.
A professora Nélida Reis Caseca Machado concluiu em 29 de agosto seu Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras, na sub-área da administração pública e na linha de pesquisa Organização, Gestão e Sociedade. O desenvolvimento da tese “Gestão Das Águas Minerais De Cambuquira – MG: Uma Abordagem Policêntrica”, foi orientado pelo Professor Pós-Doutor, José Roberto Pereira.
A banca examinadora, além do orientador, contou com os professores: externo à Instituição – Pedro Dos Santos Portugal Júnior – UNIS (Membro); externo ao programa – Stefania Becattini Vaccaro – DIR/FCSA (Membro); externo ao programa – Eloisa Helena De Souza Cabral – DAE/FCSA e um membro Interno ao programa – Patricia Aparecida Ferreira (Membro).
O objetivo geral da tese desenvolvida foi compreender como os princípios da auto-organização e da propriedade em várias escalas de Elinor Ostrom, no contexto de policentricidade, contribuem para a gestão da água mineral de Cambuquira, Minas Gerais, levando em consideração a complexidade de múltiplos atores envolvidos, as práticas de governança e os desafios relacionados aos diversos usos da água mineral.
Após a introdução, com a apresentação do problema de pesquisa, dos objetivos e das justificativas do estudo, a professora abordou a água mineral, explorando sua regulamentação como recurso hídrico e como recurso mineral. Ela apresentou a água de maneira abrangente, em seus inúmeros usos e significados, bem como o rumo de normativas discutidas no Brasil; discutiu sobre a teoria dos comuns de Elinor Ostrom e trouxe os conceitos teóricos necessários à análise proposta; fez uma definição dos bens comuns, os princípios de design para que a gestão seja bem sucedida, e se delimita a observação nos princípios externos em análise e que se vinculam à gestão policêntrica e às Appropriator Organization – AO.
Para concluir, ela esclareceu aspectos metodológicos do trabalho, que incluíram a natureza da pesquisa, o caso em estudo, a coleta de dados e sua análise, conforme os objetivos elencados, tendo em vista que o trabalho foi orientado por pesquisa bibliográfica e empírica com o uso de entrevistas. Ela apresentou os resultados e as discussões correlatas e fez as últimas considerações, incluindo as possíveis pautas de pesquisa a partir dos resultados apresentados.
A professora comentou sobre a experiência: “Deixei registrado na última parte do meu trabalho a impermanência da vida e de consequências das relações sociais e, diante disso, registrei inúmeras mudanças no pequeno período de pesquisa. Ampliando esse sentido, entendi e aprendi que temos muita força, como sociedade civil, de provocar mudanças, por inúmeros meios, o que nos falta, é ação e consciência dessa força. Fiquei muito feliz com a apresentação e com a participação da banca, que foi a mesma da qualificação. Na qualificação me brindaram com várias orientações que foram importantíssimas para a finalização do trabalho e, na finalização, a colheita de conhecimento foi muito profunda e ímpar.”