icone buscar
ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPAM DE AULA PRÁTICA SOBRE CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPAM DE AULA PRÁTICA SOBRE CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

segunda-feira, 25 de março de 2024.
ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPAM DE AULA PRÁTICA SOBRE CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

No dia 21 de março os alunos do 3º período do curso de Educação Física ABI do UNIFOR-MG tiveram aula prática da disciplina Esporte Adaptado e Paralímpico sobre “Orientação e Mobilidade: Conhecimentos Básicos para a Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual” com o coordenador do curso Prof. Me. Paulo Márcio Montserrat.

A orientação para a pessoa com deficiência visual é o aprendizado no uso dos sentidos para obter informações do ambiente como saber onde está, para onde quer ir e como fazer para chegar ao lugar desejado. A pessoa pode usar a audição, o tato, a cinestesia (percepção dos seus movimentos), o olfato e a visão residual (quando tem baixa visão) para se orientar. A mobilidade é o aprendizado para o controle dos movimentos de forma organizada e eficaz. 

No início da aula, os alunos do curso receberam informações sobre os conceitos de Orientação e Mobilidade. Em seguida, fizeram uma prática no campus, onde eles foram distribuídos em duplas para transitar pela instituição aplicando os conteúdos ensinados na teoria.

Os discentes passaram pelos corredores; aprenderam como funciona o piso tátil; passaram pela recepção; exploraram o mapa da instituição disponibilizado em braile; subiram e desceram escadas e rampas; e utilizaram banheiros e bebedouros. Em seguida, exploraram o ambiente da biblioteca, onde tiveram acesso a livros em braile e fones de ouvido, e com a atividade ainda em prática, passaram pela Praça de Alimentação. 

O Prof. Me. Paulo Márcio Montserrat conta que em todos os ambientes em que estiveram, as pessoas que interagiram com os alunos foram atenciosas e ressaltaram a relevância desta prática. Ele também falou: “É preciso ter um olhar mais atento para a importância de buscar informações sobre o processo inclusivo. Daqui a pouco nossos alunos do curso de Educação Física estarão no mercado de trabalho e poderão receber pessoas com deficiência visual no clube, academia, escola, e até mesmo no próprio dia a dia. Por isso, devem ter pelo menos um conhecimento básico sobre o assunto”.

 

fique por dentro

TUTORA DO EAD UNIFOR-MG CONCLUI MESTRADO EM GESTÃO, PLANEJAMENTO E ENSINO
29 de abril de 2025

TUTORA DO EAD UNIFOR-MG CONCLUI MESTRADO EM GESTÃO, PLANEJAMENTO E ENSINO

UNIFOR-MG PROMOVE INTEGRAÇÃO ENTRE ALUNOS E COMUNIDADE NA I SEMANA DE WEBINÁRIOS ACADÊMICOS
29 de abril de 2025

UNIFOR-MG PROMOVE INTEGRAÇÃO ENTRE ALUNOS E COMUNIDADE NA I SEMANA DE WEBINÁRIOS ACADÊMICOS

UNIFOR-MG REALIZA VISITA INSTITUCIONAL AO POLO DE ITAPECERICA
28 de abril de 2025

UNIFOR-MG REALIZA VISITA INSTITUCIONAL AO POLO DE ITAPECERICA

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.