
ALUNOS DE BIOMEDICINA E FISIOTERAPIA APRESENTAM TRABALHOS NO 3º CONGRESSO MINEIRO DE BIOMEDICINA E NO 1º CONGRESSO MINEIRO DE BIOMEDICINA ESTÉTICA DE BELO HORIZONTE
sexta-feira, 01 de março de 2024.
Os alunos do curso de Biomedicina e Fisioterapia participaram, nos dias 23 e 24 de fevereiro, do 3° Congresso Mineiro de Biomedicina e 1° Congresso Mineiro de Biomedicina Estética de Belo Horizonte, realizado no Hotel Mercure Lourdes.
O evento possui grande repercussão nacional e contou com a participação de diversos palestrantes e profissionais da Biomedicina. O Centro Universitário de Formiga participou enviando trabalhos produzidos pelos discentes do programa de Iniciação Científica. Os discentes que apresentaram os trabalhos pertencem aos cursos de Biomedicina e Fisioterapia.
Os trabalhos foram apresentados na forma de E-pôster, e avaliados pela comissão científica do evento. Todos os trabalhos desenvolvidos pelo programa de Iniciação Científica do Centro Universitário foram elogiados, em função da sua objetividade e simplificação nos processos de análise.
Foram apresentados os seguintes trabalhos:
“Proposta de metodologia analítica para determinação de estireno utilizando espectrofotometria UV-VIS” – pela discente Fernanda Aparecida Pedrosa, do curso de Biomedicina e bolsista do CNPq, participante do projeto de Iniciação Científica, sob a coordenação do Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida.
“Metodologia para determinação de potássio em fármacos” – pela discente Luiza Laura Barbosa, do curso de Biomedicina e bolsista do CNPq, participante do projeto de Iniciação Científica sob a coordenação dos professores Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida e Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca.
“Proposta de Metodologia Para Análise de Fósforo em Solos Agricultáveis” – pela discente Daniely Aparecida Cardoso Francisco, do curso de Fisioterapia e bolsista da FAPEMIG, participante do projeto de Iniciação Científica sob a coordenação do Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida.
Após a avaliação oral dos trabalhos, a discente Luiza Laura Barbosa, do 7º período de Biomedicina, recebeu a Menção Honrosa de segundo melhor trabalho apresentado no evento. Ela participa do projeto de iniciação científica desde agosto de 2023.
O Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida comentou sobre a sua participação no evento: “Como responsável e coordenador dos trabalhos apresentados, parabenizo a todas as discentes e enfatizo que a qualidade dos projetos desenvolvidos pelos alunos de Iniciação Científica no UNIFOR-MG é de alto nível, equiparando-se a trabalhos de pós-graduação Stricto Sensu. Um dos meus orientadores costumava dizer: “sorte é privilégio da mente preparada”, e desta forma, eu digo aos nossos alunos, a mente de vocês está preparada, pois o árduo trabalho que vocês desempenham nos laboratórios é que serve de plataforma de lançamento, rumo ao desenvolvimento científico e consequente sucesso”.