icone buscar
UNIFOR-MG REALIZA SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID

UNIFOR-MG REALIZA SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID

terça-feira, 03 de outubro de 2023.
UNIFOR-MG REALIZA SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID

Foi realizado no UNIFOR-MG, nos dias 25 e 26 de setembro, o Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.

No primeiro dia da atividade, o público participou de uma palestra online com tema “Crianças contra Fake News Científicas: a importância da alfabetização científica”, ministrada pelo Dr. Márlon Hebert Flora Barbosa Soares da Universidade Federal de Goiás – UFG. Inicialmente voltado para séries do 1º ao 5º ano, que é a abordagem do PIBID atual, mas estendendo também para as professoras da rede municipal de ensino que participaram em número significativo.

No segundo dia do evento, o público foi recebido na Sala de Multimeios para assistir às apresentações das vivências dos bolsistas de iniciação à docência nas escolas campo atendidas pelo PIBID e uma palestra da Universidade Federal de Goiás.

O projeto atua em três escolas da rede municipal de ensino. As alunas trabalham com a atividade de monitoria, reforço escolar, produção de material didático, gincanas e outras atividades que as diretoras da escola direcionam conforme a demanda.

Algumas das professoras regentes que atuam nas escolas de Formiga-MG comentaram sobre a experiência das alunas. A professora Valéria Fernandes que atua na Escola Municipal Célia de Melo Eufrásio explicou que é importante a aluna ter contato com a escola pois ela terá a oportunidade de conhecer a atividade que irá exercer após se formar. Para a escola, a aluna contribui desenvolvendo projetos e material pedagógico para trabalhar com as crianças.

A professora Poliana Andrade, que atua na Escola Municipal Papa Pio XII, comentou: “Eu acho muito válido porque dentro da escola tem vários segmentos. As alunas podem escolher atuar como supervisora ou como professora. O PIBID permite o contato com todas essas áreas, sempre acrescentando para que quando formadas, saibam qual nicho irão ocupar”.

Para a professora Mariana Bernardes, que atua na Escola Municipal Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC, ter a experiência presencial com o PIBID é um diferencial muito grande para as alunas do curso de Pedagogia EAD para consolidar o conhecimento do curso e verem de perto como ocorrem as atividades. Ela complementa: “No CAIC elas tem ajudado muito dentro da sala com os alunos que têm dificuldade de aprendizagem. Eles têm esse momento isolado, vão pro momento externo, que é muito importante e tem agregado muito na vida dos alunos. Elas participam de muitos projetos como contação de histórias, gincanas, etc”.

Segundo a coordenadora de área do projeto, Profa. Ma. Luciane Alves Gianasi: “Trabalhar no PIBID é uma satisfação muito grande porque a gente pode acompanhar o crescimento e principalmente as ações que acontecem dentro da escola. Na parte da coordenação diária eu faço o acompanhamento direto com a supervisora e com as alunas. O objetivo do seminário é trazer tudo que é proporcionado para a escola, como as meninas desenvolvem os projetos e os benefícios que o programa pode trazer para a escola campo que é grande aliada do programa PIBID”.

A aluna Gabriela Silveira do 2º período do curso de Pedagogia, que atuou na Escola Municipal Papa Pio XII, comentou que o trabalho na escola tem sido encantador e que foi possível aprender muito com os alunos e com os professores. A aluna Lilian Faria do 4º período de pedagogia EAD, que atuou na Escola Municipal Célia de Melo Eufrásio, ressaltou que o PIBID é um diferencial para os alunos fazerem parte, pois é uma oportunidade para as alunas adquirirem experiência por meio da interação e aprendizado.

A aluna Rosilene Arantes do 4º período, que atuou na Escola Municipal Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC, comentou um pouco sobre a experiência: “O aprendizado em si é muito rico, gratificante e prazeroso. Temos contato com crianças muito carinhosas e receptivas. Fomos recebidas com muito carinho e profissionalismo”. A aluna, que hoje tem 60 anos, conta sobre sua escolha do curso: “No período da pandemia eu quis procurar um norte para mim. Era um sonho meu, algo que eu queria fazer. O UNIFOR-MG me recebeu com muito carinho”.

O projeto PIBID, que é um é um diferencial para os alunos do UNIFOR-MG, atualmente conta com 22 bolsistas e 3 professoras supervisoras. As alunas podem participar do programa por até 18 meses.

Conforme a Coordenadora Institucional Profa. Dra. Lília Rosário Ribeiro: “Nós estamos encantados com o desenvolvimento desses alunos que, embora estejam fazendo o curso a distância, estão fazendo todas as atividades do PIBID presencialmente se destacando de uma forma que há muito nós não víamos, com assiduidade, com respeito, com responsabilidade no desenvolvimento das tarefas. E de fato, o PIBID é um grande diferencial que possibilita que o aluno mesmo sem passar pelo estágio supervisionado tenha esse contato com o seu mercado de trabalho.”

 

fique por dentro

ALUNOS DE DIREITO DO UNIFOR-MG SE PREPARAM PARA MOSTRA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR – MJUR
9 de maio de 2025

ALUNOS DE DIREITO DO UNIFOR-MG SE PREPARAM PARA MOSTRA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR – MJUR

ALUNOS DO UNIFOR-MG REALIZAM ATIVIDADES DE PROMOÇÃO À SAÚDE COM IDOSOS
9 de maio de 2025

ALUNOS DO UNIFOR-MG REALIZAM ATIVIDADES DE PROMOÇÃO À SAÚDE COM IDOSOS

PROJETO “QUARTA NA PRAÇA” RECEBE ALUNO GABRIEL ANTONINO
8 de maio de 2025

PROJETO “QUARTA NA PRAÇA” RECEBE ALUNO GABRIEL ANTONINO

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.