icone buscar
DOCENTES DO UNIFOR-MG RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO

DOCENTES DO UNIFOR-MG RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO

segunda-feira, 10 de julho de 2023.
DOCENTES DO UNIFOR-MG RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO

O UNIFOR-MG recebeu o corpo docente para realizar uma capacitação para uso de metodologias ativas de ensino. O projeto visa a melhoria da qualidade de ensino, assim como uma maior adequação do processo de ensino e aprendizagem às necessidades e características dos alunos.

A atividade ocorreu no período de 28 de abril até 26 de maio. A realização do evento foi importante para promover uma educação mais participativa, dinâmica e voltada para o desenvolvimento do aluno.

As metodologias ativas de ensino permitem que o aluno seja o protagonista do seu próprio aprendizado, ao invés de ser apenas um receptor passivo de informações. Para que essas metodologias sejam aplicadas de forma eficiente, é necessário que os professores estejam devidamente capacitados e preparados para utilizá-las. Eles precisam conhecer e entender as diferentes metodologias ativas disponíveis, bem como suas aplicações e benefícios, a fim de utilizá-las de maneira efetiva e alinhada aos objetivos de aprendizado propostos.

Além disso, é importante que os professores estejam preparados para lidar com outros desafios como o gerenciamento do tempo e do espaço, a avaliação dos alunos e a adaptação a diferentes perfis de estudantes. 

A capacitação dos professores para o uso de metodologias ativas de ensino é crucial para a promoção de uma educação mais dinâmica, participativa e alinhada às necessidades dos alunos. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para a formação integral dos estudantes e para a melhoria da qualidade do ensino como um todo.

A capacitação foi ministrada pelo Prof. Dr. José Barbosa Júnior e contou com a seguinte programação:

1) Uso do AVA no ensino híbrido (Sala de Aula Invertida).

Descrição da oficina: inserção no AVA do material necessário para o ensino híbrido

2) Sala de Aula Invertida.

Descrição da oficina: princípios da metodologia ativa, postagem dos materiais para o estudo individual, dinâmica do funcionamento da sala de aula invertida no momento presencial

3) Aprendizagem baseada em problema (PBL).

Descrição da oficina: princípios do PBL, simulação na prática dos sete passos do PBL

4) Pensar, compartilhar, socializar (TPS).

Descrição da oficina: princípios do TPS, prática do TPS

5) Aprendizagem Baseada em Times (TBL).

Descrição da oficina: princípios do TBL, prática do TBL.

fique por dentro

COMUNIDADE PODE APOIAR PROJETOS DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG VOLTADOS À SOLIDARIEDADE E INCLUSÃO SOCIAL
9 de maio de 2025

COMUNIDADE PODE APOIAR PROJETOS DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG VOLTADOS À SOLIDARIEDADE E INCLUSÃO SOCIAL

PROJETO “SAÚDE NA ESCOLA” LEVA INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE À ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELO
9 de maio de 2025

PROJETO “SAÚDE NA ESCOLA” LEVA INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE À ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELO

ALUNOS DE DIREITO DO UNIFOR-MG SE PREPARAM PARA MOSTRA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR – MJUR
9 de maio de 2025

ALUNOS DE DIREITO DO UNIFOR-MG SE PREPARAM PARA MOSTRA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR – MJUR

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.