
DISCENTES DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DOAM COLEÇÕES DE SOLOS PARA ESCOLAS PÚBLICAS
segunda-feira, 10 de dezembro de 2018.

Alunos do 2º período de Engenharia Agronômica do UNIFOR-MG, orientados pelo Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, realizaram uma série de coleções de solos, fundamentadas na Escala de Cores de Munsell. O trabalho desenvolvido na disciplina de Pedologia, ao longo do segundo semestre letivo de 2018, consistiu na coleta, preparação, interpretação e organização do mostruário.
“A responsabilidade social é um dos pilares que sustenta o Centro Universitário de Formiga. Dessa forma, no lugar de descartarmos o material após a avaliação, convidamos a turma a compartilhar o conhecimento com as escolas da região”, afirmou o Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira.
Foram contempladas: a Escola Estadual Presidente Kennedy (Candeias/MG), coordenada por Daukleber Diniz Alves; a Escola Estadual Nelson Fernandes Friaca (Camacho/MG), dirigida por Wilma Teixeira Lopes Moreira; Escola Estadual Berenice de Magalhães Pinto (Arcos/MG), liderada por Flávio Batista Gonçalves. Ainda há coleções a serem doadas.
A aluna Pollyane Stéfany Ferreira Lopes afirmou que com a atividade viu diferentes solos e suas inter-relações com o ambiente. “Foi impressionante descobrir uma variedade tão grande de cores e o papel que elas têm sobre a Fertilidade do Solo. Esperamos que nossa coleção inspire as turmas nos estudos sobre agricultura e meio ambiente”, completou.
Já o acadêmico Thiago Simioni disse que essas metodologias conduzem os estudantes a aprofundarem na disciplina. Ele está empolgado com essa vertente da Engenharia Agronômica, que abrange muitas oportunidades e conhecimentos, sensibilizando os alunos do Ensino Médio e mostrando as diversidades de peculiaridades dos solos.
Detalhe das coleções avaliadas na disciplina de Pedologia, sob responsabilidade do Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira
Escola Estadual Presidente Kennedy, de Candeias/MG, dirigida por Daukleber Diniz Alves. Na foto, os alunos Yes, Túlio e Lauanna
Escola Estadual Nelson Fernandes Friaca, de Camacho/MG, dirigida por Wilma Teixeira Lopes Moreira. Na foto, a aluna Pollyane Stéfany
Escola Estadual Berenice de Magalhães Pinto, de Arcos/MG, dirigida por Flávio Batista Gonçalves. Na foto, a vice-diretora Sônia Martins e o aluno Thiago Simioni