
UNIFOR-MG RECEBE SEMINÁRIO E MOSTRA DE BIO ESPELEOLOGIA DO CARSTE DO ALTO RIO SÃO FRANCISCO
terça-feira, 19 de junho de 2018.
Cerca de duzentas pessoas prestigiaram, entre os dias 13 e 16 de junho, o Iº Seminário e a Iª Mostra de Bio Espeleologia do Carste do Alto Rio São Francisco – SEBIOCASF e MECASF. A realização é do Espeleogrupo Pains (EPA), da AG Cluster, do Conselho Regional de Biologia em Minas Gerais (CRBio-04) e do Centro Universitário de Formiga. Participaram das atividades: membros do EPA, alunos dos cursos de Ciências Biológicas, de Engenharia Ambiental e Sanitária, e de Engenharia Agronômica do UNIFOR-MG, discentes da Escola Superior de Meio Ambiente de Iguatama, estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto, membros da Sociedade Excursionista e Espeleológica dos Alunos da Escola de Minas de Ouro Preto, integrantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), dentre outros inscritos.
Disponibilizaram material para a Mostra, na Praça de Alimentação do campus, as seguintes instituições: Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco, o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pains, a Spelayon Consultoria (Belo Horizonte), a Associação Corregofundense de Orquidófilos, o Instituto Estadual de Florestas, o Departamento de Mineralogia do Centro Universitário de Formiga, dentre outras. No primeiro dia, no Salão Nobre “Eunézimo Lima”, após a exibição de vídeos institucionais do EPA e do CRBio-04, houve a apresentação de bailarinos da Academia Corpo & Movimento.
Integraram a Mesa de Honra na abertura oficial do Seminário: o diretor do EPA, Paulo José de Oliveira; o Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão; o Secretário Adjunto de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais, Dr. Anderson Silva de Aguilar; a palestrante do SISEMA, Profa. Dra. Mariana Yankous Gonçalves Fialho; o integrante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Marcelo Ferreira Guimarães; o representante do Ministério Público de Minas Gerais e Curadoria de Meio Ambiente do Alto São Francisco, Dr. Leandro Willi.
O Reitor Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão ressaltou a riqueza da região e das atividades para a formação dos alunos. A Profa. Dra. Mariana Yankous Gonçalves Fialho coordenou a explanação “Interfaces do SISEMA com foco na sustentabilidade da Bio Espeleologia” e o Dr. Leandro Willi abordou a “Legislação incidente sobre o licenciamento de cavernas”. No segundo dia, o Prof. Me. Lucélio Nativo da Assunção (EPA) ministrou a palestra “Espeleologia do Carste do Alto Rio São Francisco”. Já o Biólogo Me. Robson de Almeida Zampaulo tratou da “Diversidade de invertebrados cavernícolas na região cárstica de Arcos, Pains e Doresópolis”.
Minicursos
Na tarde de sexta-feira, foram realizados os minicursos: “Bioespeleologia do Carste”, ministrado pelo Prof. Dr. Rodrigo Lopes Ferreira (UFLA); “Morcegos Cavernícolas”, coordenado pelo Biólogo Prof. Renato Gatti Fernandes (aluno de Mestrado da UFLA) e “Solos do Cerrado e do Carste do Alto Rio São Francisco / Mineralogia”, proferido pelo Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca (UNIFOR-MG). Também ocorreram as seguintes palestras: “Espeleologia do Carste do Alto Rio São Francisco” (Prof. Dr. Rodrigo Lopes Ferreira – UFLA) e “Pesquisas realizadas pela UFLA na área de Bioespeleologia no Carste do Alto Rio São Francisco, em especial, na região de Arcos, Pains e Doresópolis” (Prof. Dr. Marconi Sousa Silva).
No sábado, as visitas técnicas contemplaram o “Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco – MAC” e as cavernas Brega e Santuário em Pains, onde os participantes tiveram aulas com o Prof. Dr. Rodrigo Lopes Ferreira, Prof. Dr. Marconi Sousa Silva, Prof. Me. Robson de Almeida Zampaulo e o Prof. Me. Lucélio Nativo Assunção (EPA).
Fotos: Paulo José de Oliveira (Pajo), Joe Basílio, Gustavo Gondim, Lucélio Nativo Assunção, Henrique Cézar e Departamento de Comunicação do UNIFOR-MG