
Professora do UNIFOR-MG conclui Mestrado em Direito Privado
segunda-feira, 05 de março de 2018.
A Profa. Ma. Ana Flávia Paulinelli Rodrigues Nunes defendeu, no dia 26 de fevereiro, a Dissertação “Trabalho e Subjetividade: a Necessária Reconstrução de uma Ideologia Compromissória e Humanizadora”. O Mestrado foi realizado na Área de Concentração Direito Privado, Linha de Pesquisa: Trabalho, Modernidade e Democracia, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte.
A docente explicou que no estágio atual do capitalismo prevalece a ideologia Neoliberal que, junto à ideologia Toyotista que reina nos modos de produção, sustenta a centralidade da empresa na sociedade, em detrimento do trabalho e do trabalhador, causando a precarização nos aspectos subjetivo e objetivo e sua mercantilização em níveis nunca antes vistos na história da humanidade.
De acordo com a entrevistada, diante desse contexto, o objetivo foi analisar a viabilidade de uma reação da sociedade nesse cenário mediante a desalienação, solidarização e apresentação de uma proposta ideológica mais humanizadora. Ela explicou que a proposta é de um Direito do Trabalho progressista para reumanizar as relações de trabalho, colocando o ser humano como meio e fim do ordenamento jurídico, desenvolvendo nele a subjetividade autônoma ao sistema capitalista.
“A conclusão do Mestrado é de extrema importância para a minha vida profissional, ao oferecer uma visão mais ampla do Direito do Trabalho. Nesse sentido, o benefício é também para o UNIFOR-MG e para os alunos que receberão um conteúdo mais denso e qualificado em sala de aula, contribuindo para a formação deles”, afirmou.
A Profa. Ma. Ana Flávia Paulinelli Rodrigues Nunes leciona a disciplina Direito do Trabalho nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Direito. É Editora da Revista do Curso de Direito, membro do Núcleo de Desenvolvimento de Projetos do Curso de Direito e do Colegiado do Curso de Direito.