
Professor do UNIFOR-MG participa de Seminário Internacional em Portugal
quarta-feira, 02 de agosto de 2017.

O Prof. Me. José Carlos Leal participou, entre os dias 10 e 12 de julho, do XIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). O evento ocorreu no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), na cidade de Guarda, Portugal. Na abertura, foram proferidas palestras e houve uma mesa-redonda sobre o atual cenário da prática de atividade física no mundo e o combate aos altos índices de sobrepeso e ao sedentarismo, especialmente, em crianças e adolescentes. Também foram demonstrados os principais desafios enfrentados na implantação de ações eficazes.
No segundo e terceiro dias, sessões plenárias e mesas-redondas abordaram diversificados temas, principalmente, exercício físico e obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares, portadores de necessidades especiais, dentre outros. Em todos os dias, foram apresentados trabalhos realizados em Portugal, Brasil, Espanha, Colômbia, México, Argentina, Alemanha e França.
O Prof. Me. José Carlos Leal e o egresso de Educação Física Licenciatura Matheus Victor da Silva tiveram um estudo aprovado sobre a relação entre a Coordenação Motora, a Aptidão Cardiorrespiratória e o Índice de Massa Corporal. A pesquisa constatou que a maioria dos alunos tinha Coordenação Motora e Capacidade Cardiorrespiratória insatisfatórias para a idade e que as crianças com sobrepeso possuíam índices de coordenação e aptidão física piores que as crianças com peso corporal adequado para a idade.
Também foi aprovada a pesquisa feita pelo docente junto com a egressa Fabiana Simões Alves. Verificou-se que estudantes do Ensino Fundamental preferem jogos eletrônicos em detrimento das brincadeiras tradicionais, sendo que as crianças que optaram pelos jogos eletrônicos apresentaram Índice de Massa Corporal superior. Devido à inviabilidade da participação dos egressos na programação, os estudos não foram apresentados no evento, sendo publicados nos Anais do Seminário.
Já o trabalho produzido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do UNIFOR-MG foi apresentado em Portugal pelo Prof. Me. José Carlos Leal. Ele teve como produtores os coordenadores de área do subprojeto de Educação Física Prof. Me. José Carlos Leal e a Profa. Luciane Alves Gianasi e o Supervisor Carlos Eduardo de Oliveira, da Escola Estadual Doutor Abílio Machado. O estudo aborda as oficinas de esporte na escola como fator de desenvolvimento integral dos estudantes.
A pesquisa realizada durante 2016 mostrou a eficácia das oficinas de esporte na unidade de ensino, em horário contra turno para o desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças. Após a apresentação, houve questionamentos e debate sobre a realidade da Educação Física na escola, seus desafios e prioridades, tanto no Brasil quanto em Portugal e na Espanha.
O Prof. Me. José Carlos Leal falou sobre a importância de sua participação no evento, destacando o melhor conhecimento das ações desenvolvidas na Europa, principalmente, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelos países da União Europeia. Foram apresentados documentos com as diretrizes e encaminhamentos dessas organizações para a realização do exercício físico como meio de promover a saúde.
“Foi uma experiência enriquecedora participar desse Seminário. Ampliei meu conhecimento sobre as ações a serem realizadas na Educação Física, além de observar e obter ideias de trabalhos interessantes a serem promovidos por nossos alunos no UNIFOR-MG, visto que estou lecionando a disciplina de Seminário de Conclusão de Curso. Graças ao Centro Universitário, pude participar de um evento enriquecedor e conhecer melhor a realidade da Educação Física em diversos países e verificar que, de certa forma, estamos um pouco à frente de outros países”, ressaltou.