
Professor do UNIFOR-MG conclui Doutorado em Gerenciamento e disposição final de resíduos sólidos
segunda-feira, 06 de março de 2017.

O Prof. Dr. Tiago de Morais Faria Novais defendeu, no dia 29 de setembro, a tese Aplicação de Modelos à Geração de Resíduos Sólidos Urbanos e Contaminação de Solo por sua Disposição Final. Ele leciona no Curso de Engenharia Civil as seguintes disciplinas: Fundações e obras de contenção; Estruturas de múltiplos andares; Mecânica dos solos.
O Doutorado em Engenharia Civil foi realizado na Universidade Federal de Viçosa (UFV), Área de Concentração: Sanitária e Ambiental, Linha de Pesquisa: Gerenciamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos. O professor contou que todos os objetivos da pesquisa foram propostos para o município de Divinópolis, Minas Gerais.
Segundo o docente, o objetivo da pesquisa foi dividido em três pontos principais: a correlação de variáveis econômicas (arrecadação de tributos) de um município e sua geração de resíduos sólidos urbanos, a susceptibilidade de uma área de destinação final de resíduos e o potencial poluidor do aterro inserido nesse local (utilizando-se o modelo DRASTIC e o Índice de Poluição) e a análise e simulação da mobilidade de metais pesados em uma vala de disposição de resíduos em um horizonte de vinte anos (utilizando-se o algoritmo MT3DMS).
O Prof. Dr. Tiago de Morais Faria Novais destacou que um curso de Doutorado busca preparar o docente para a inovação e pesquisa, permitindo-o compreender fenômenos e desenvolver tecnologias. “Esse Doutorado em Engenharia Civil acrescenta mais um pesquisador ao já capacitado quadro de professores do curso, ampliando horizontes e abrindo portas para nossos alunos, fortalecendo o diferencial do UNIFOR-MG”, ressaltou.