
Alunos do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária participam de visita técnica
sexta-feira, 12 de agosto de 2016.
Alunos do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária visitaram, no dia 9 de agosto, a White-Martins, unidade de Iguatama. É a maior fábrica da América Latina de carbeto de cálcio, popularmente conhecido como “carbureto de cálcio”, e, também, a mais avançada em tecnologia. Foi inaugurada em 27 de agosto de 1985, com uma capacidade nominal de 72 mil toneladas por ano.
Os discentes foram acompanhados pelo Prof. Dr. Michael Silveira Thebaldi. O Engenheiro Geovani Pain Soares, responsável pelo setor ambiental da fábrica, recepcionou os visitantes. Ele apresentou aos alunos o processo de obtenção do carbureto de cálcio, pela reação do óxido de cálcio com carvão a uma temperatura de 1900 ºC.
Posteriormente, foi demonstrado o sistema de filtros de manga, utilizado para conter particulados gerados no processo, bem como o gerenciamento e disposição de resíduos industriais.
Por fim, foram apresentados o sistema de captação e tratamento da água consumida em toda a instalação industrial, e a Estação de Tratamento de Esgoto, responsável pelo tratamento do esgoto sanitário gerado nos banheiros e refeitórios.
O que é o carbeto de cálcio?
É um produto utilizado em alguns tipos de maçaricos oxi-acetilênicos, nos quais reage com a água produzindo acetileno, o qual entra em combustão produzindo uma chama com temperatura acima de 3.300ºC, liberando uma quantidade de energia de 11.800 J/g. Essa energia da chama é utilizada para soldar ou cortar metais.
Pelo mesmo processo é possível a produção de lâmpadas portáteis à base de carbeto de cálcio para serem utilizadas em minas ou cavernas (espeleologia). Outras aplicações do carbeto de cálcio incluem a obtenção do potássio metálico, a partir da redução dos seus compostos, e na agricultura, existem pesquisas sobre seu emprego na maturação de frutas.