icone buscar
Programa de Bolsa de Iniciação à Docência do UNIFOR-MG publica artigo em revista internacional

Programa de Bolsa de Iniciação à Docência do UNIFOR-MG publica artigo em revista internacional

quarta-feira, 08 de junho de 2016.
Programa de Bolsa de Iniciação à Docência do UNIFOR-MG publica artigo em revista internacional

Artigo de integrantes do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro Universitário de Formiga foi divulgado na Revista EDdeportes, publicação eletrônica de Buenos Aires. 

Intitulado “Análise da frequência cardíaca de repouso e o nível de atividade física em escolares da rede pública de ensino”, o documento é resultado de um projeto de pesquisa do PIBID, desenvolvido na “Escola Estadual Rodolfo Almeida”, em Formiga.

Os trabalhos foram desenvolvidos no subprojeto de Educação Física. Participaram das atividades: a supervisora Marcela de Melo Fernandes; os professores coordenadores de área: José Carlos Leal e Luciane Gianasi; além dos bolsistas de Iniciação Científica: Breno Silva, Daniel Reis, Mateus Furtado, Raick Santos, Rosimar Severino e Tamiris Santos.

Pesquisa

Os alunos investigados apresentavam faixa etária entre 15 e 16 anos, praticantes ou não de atividade física. A amostra foi constituída por 65 adolescentes do sexo masculino e 55 do sexo feminino. Foram considerados ativos os que praticam atividade física no mínimo três vezes por semana e inativos aqueles que não realizam nenhum tipo de atividade física.

Para mensuração da frequência cardíaca de repouso (FCrep) foi utilizado o cardiofrequencímetro. De acordo com os resultados obtidos, o coração dos 67 adolescentes ativos é mais condicionado que o coração dos 53 inativos, fato que explica a melhor qualidade de vida e menor risco de doenças para quem apresenta uma FCrep com níveis baixos.

Os autores alertam que uma FCrep com valores mais altos aumenta a mortalidade e representa maior predisposição à obesidade e a diabetes, doenças graves que restringem a vida dos indivíduos, em relação à alimentação, e exigem a prática de atividades físicas.

O estudo concluiu que o sedentarismo e a inatividade são fatores de risco para doenças cardiovasculares, recomendando-se a prática de atividades físicas para fortalecer o coração. Assim, é papel fundamental dos educadores físicos o incentivo às atividades físicas para melhor condicionamento do coração e, consequentemente, melhor qualidade de vida.

Destaque

A coordenadora do PIBID, Profa. Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, ressaltou que a Revista EDdeportes tem qualificação Qualis Capes B4 na área de Educação, o que demonstra sua credibilidade e permite a visibilidade para a experiência de êxito dos autores.

“O subprojeto de Educação Física tem se sobressaído na pesquisa, sempre investigando e propondo soluções para a área. A publicação é fundamental para dar visibilidade ao Programa e serve de ponto de partida para situações análogas em outros contextos escolares”, destacou.

A Coordenação Institucional e a equipe de coordenadores do PIBID/UNIFOR-MG parabenizam os autores pelas ações pedagógicas de sucesso realizadas na escola e pela publicação do artigo.

Acesse o artigo neste link

Programa

O PIBID, da CAPES, aprovado pela Portaria 096/2013, além de constituir-se em um programa de intervenção pedagógica nas escolas que influencia a formação de professores da educação básica, apresenta como objetivo precípuo permitir aos seus participantes o desenvolvimento de projetos e a inserção na pesquisa científica.

A universidade sustenta-se em um tripé inter-relacionado: ensino – desenvolvido no ambiente acadêmico, com a socialização do conhecimento pelos docentes de acordo com a grade curricular de cada curso; pesquisa – investigação de problemas cujos objetivos estão intimamente ligados aos questionamentos surgidos em sala de aula e pesquisados na realidade empírica das escolas;  extensão – refere-se à ligação entre universidade e sociedade, por meio do desenvolvimento de ações para busca de soluções específicas para as situações vivenciadas em cada comunidade. Por meio do PIBID, o bolsista tem a oportunidade de vivenciar as três funções do ambiente acadêmico.

fique por dentro

COMUNIDADE PODE APOIAR PROJETOS DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG VOLTADOS À SOLIDARIEDADE E INCLUSÃO SOCIAL
9 de maio de 2025

COMUNIDADE PODE APOIAR PROJETOS DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG VOLTADOS À SOLIDARIEDADE E INCLUSÃO SOCIAL

PROJETO “SAÚDE NA ESCOLA” LEVA INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE À ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELO
9 de maio de 2025

PROJETO “SAÚDE NA ESCOLA” LEVA INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE À ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELO

ALUNOS DE DIREITO DO UNIFOR-MG SE PREPARAM PARA MOSTRA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR – MJUR
9 de maio de 2025

ALUNOS DE DIREITO DO UNIFOR-MG SE PREPARAM PARA MOSTRA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR – MJUR

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.