
Alunos de Administração e Marketing visitam a fábrica da Nestlé em São Paulo
quinta-feira, 19 de novembro de 2015.
Acadêmicos do 2º, 4º, 6º e 8º períodos do curso de Administração e 2º e 4º períodos do curso de Marketing do Centro Universitário de Formiga tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes processos produtivos dos chocolates fabricados pela empresa Nestlé, em Caçapava, interior de São Paulo, em visita técnica realizada no dia 5 de novembro.
Os alunos foram acompanhados pela coordenadora dos cursos de Administração e Marketing, Prof. Dra. Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira, a qual destacou que “a visita em uma das maiores empresas do mundo proporcionou aos discentes observar os conhecimentos ligados à administração da produção, fundamentos da administração, gestão da qualidade e administração de materiais.Os alunos ficaram deslumbrados com os processos de fabricação que vão desde o armazenamento das matérias-primas, modelagem, confeitaria, embalagem dos chocolates e acondicionamento. A Nestlé é responsável, atualmente, por 100% do chocolate brasileiro e, também, produz para exportação para a América Latina”.
Durante a visita, os estudantes percorreram onze etapas com painéis interativos, sonorização, ambientes aromatizados e apresentação de pequenos vídeos que contaram um pouco da história dos principais chocolates da empresa. Os visitantes não passaram exatamente na fábrica, mas ela pode ser avistada por janelas espalhadas no caminho do tour. A programação iniciou-se com a história da Nestlé, contada em um vídeo que exibe como tudo começou, as façanhas do fundador Henri Nestlé, como a criação do primeiro alimento infantil da história, a farinha láctea e a atuação da marca no Brasil.
De acordo com o aluno do 4º período do curso de Marketing, Gustavo Nascimento Bambirra, “a viagem foi de grande aprendizado, agregando valor ao conhecimento adquirido em sala de sala, uma experiência enriquecedora conhecendo uma empresa do porte da Nestlé. Mostrou a história do cacau, evolução da marca, das propagandas no mercado, explicação de cada produto fabricado. A troca de experiência entre o ambiente acadêmico e o profissional faz com que a evolução do conhecimento se perpetue de maneira mais rápida”.
A acadêmica Lindamara Silva Ferreira Santos, do 8º período do curso de Administração, retratou que “a visita na linha de produção da Nestlé foi uma experiência incrível e ficará registrada na mente dos alunos que estão se formando no curso de Administração. A tecnologia utilizada na empresa permite que poucos funcionários trabalhem nas células produtivas e haja um grande volume de produtos (Alpino, Prestígio, Batom, Chokito, Galak, Lolo, Charge, Suflair, dentre outras especialidades) fabricados diariamente. Além de permitir justamente conciliar o prazer de apreciar um chocolate Nestlé”.
A atividade de visita técnica visa ao encontro do acadêmico com o universo profissional, proporcionando aos participantes uma formação mais ampla. Os alunos, deste modo, tiveram momentos de integração entre os cursos de Administração e Marketing, conhecimento adquirido de todo o processo, degustação dos chocolates Nestlé e lazer. Na viagem de volta, os alunos do UNIFOR-MG e a coordenadora passaram no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.