
Alunos dos cursos de Administração e Marketing visitam a fábrica da Hyundai em Piracicaba
quarta-feira, 23 de setembro de 2015.
Um momento diferente de aprendizado foi vivenciado por alunos do 2º, 4º, 6º e 8º períodos do curso de Administração e do 2º e 4º períodos de Marketing do UNIFOR-MG, durante uma visita técnica à fábrica da Hyundai Motor Brasil, localizada em Piracicaba, estado de São Paulo, no dia 2 de setembro.
Logo no início da visita, os alunos tiveram acesso ao hall de exposição, onde encontra-se toda a trajetória histórica da empresa até desembarcar no mercado brasileiro. Também foi possível perceber a missão, visão e metas propostas pela empresa, bem como vários prêmios e troféus que atestam a qualidade dos veículos fabricados em solo nacional.
Posteriormente, os alunos foram conduzidos até o salão nobre, onde foi apresentado um panorama geral da fábrica, bem como o planejamento estratégico adotado pela Hyundai no ano de 2015. Em seguida, os acadêmicos do UNIFOR-MG foram guiados pelas dependências internas e linha de montagem, quando foi possível observar todo o processo de produção, o qual conta com tecnologia de ponta, automatizada e robotizada. Além disso, foi apresentado o portfólio com os fornecedores que fazem parte do mesmo grupo Hyundai.
De acordo com a coordenadora dos cursos de Administração e Marketing, Profa. Dra. Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira, a visita proporcionou aos alunos se depararem com a realidade de uma empresa multinacional robotizada que tem conquistado o mercado. A visita teve início no setor de estamparia e os alunos puderam ver como uma bobina de aço se transforma em uma peça de carro. O roteiro teve continuidade pela área da solda, onde operam mais de 100 robôs, e seguiu para o setor de montagem, que mantém um ritmo constante de 34 a 36 carros por hora. Na oportunidade, os acadêmicos vivenciaram a aplicação da teoria por meio de atividades práticas em uma das mais modernas linhas de montagem do país.
Ao final da visita, além da distribuição de brindes, foi ressaltado o compromisso que a empresa tem com a qualidade dos veículos fabricados. De acordo com a aluna Natália Caetano de Carvalho, do 2º período do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, a visita foi muito importante, pois possibilitou que os alunos do UNIFOR-MG tivessem contato com demonstrações práticas do ensino, o que permitiu que o conhecimento em sala de aula fosse reforçado com o que é praticado diariamente no mercado de trabalho.
Para a aluna Laís de Paula Fonseca, do 8º período do curso de Administração, as visitas técnicas representam um grande aprendizado nas diversas áreas e também oportunidades de ampliar perspectivas profissionais.