icone buscar
Evento marcará comemoração dos 10 anos do projeto Biblioteca Estação do Trabalhador

Evento marcará comemoração dos 10 anos do projeto Biblioteca Estação do Trabalhador

sexta-feira, 22 de maio de 2015.
Evento marcará comemoração dos 10 anos do projeto Biblioteca Estação do Trabalhador
Na próxima segunda-feira, dia 25 de maio, será promovido um evento no UNIFOR-MG para comemorar os 10 anos do projeto Biblioteca Estação do Trabalhador, na Sala de Multimeios 2, às 19:00 horas.
 
A atividade é organizada pela coordenadora do curso de Biblioteconomia, Profa. Margarita Rodrigues Torres, e pela coordenadora do projeto Biblioteca Estação do Trabalhador, Regina Célia Reis Ribeiro. 
 
O objetivo é compartilhar com as empresas que receberam e ainda receberão a Biblioteca Estação do Trabalhador os pontos positivos que o projeto proporciona, salientando a importância da leitura para um maior crescimento profissional e pessoal.
 
Durante o evento, haverá diversas atividades, como pronunciamentos, contação de história, homenagens aos representantes das empresas que já receberam o projeto, a exibição de um vídeo institucional com as ações da Biblioteca Estação do Trabalhador, dentre outras. 
 
O UNIFOR-MG é uma Instituição de Ensino Superior reconhecida por sua ação social na comunidade, por isso tem o selo de Instituição Socialmente Responsável por vários anos consecutivos. Neste sentido, o projeto Biblioteca Estação do Trabalhador demonstra sua viabilidade, pois, durante 10 anos, desenvolve espaço de diálogo na comunidade, por meio de ação social aliada ao incentivo à leitura. 
 
O projeto tem como  público-alvo os funcionários das empresas de diversos segmentos e tem como objetivos: incentivar o hábito e o gosto pela leitura, permitindo o acesso à informação e à cultura; facilitar o acesso à cultura nos locais de trabalho; estimular a escrita e a expressão verbal; valorizar a importância do livro na vida de cada trabalhador; desenvolver a capacidade, por meio do senso crítico, de distinguir as mensagens positivas da vida e contribuir para educar, valorizar e preservar documentos inerentes às empresas.
 
Nesses dez anos de atividade, 19 empresas receberam o projeto Biblioteca Estação do Trabalhador.
 
 
Histórico do projeto
 
O projeto Biblioteca Estação do Trabalhador tem se empenhado, durante os últimos 10 anos, em estimular crianças, jovens, adultos e idosos a participarem dessa viagem chamada leitura que deve ser compartilhada com a família e a sociedade.
 
A biblioteca itinerante funciona por meio de duas caixas-estantes, contendo livros, revistas CDS e DVDS às empresas de Formiga e região. O material fica na empresa por um tempo e, acompanhados por um estagiário do curso de Biblioteconomia, os funcionários podem levar as obras para casa. 
 
A ideia da bibliotecária Regina Célia Reis Ribeiro foi colocada em prática pela primeira vez no dia 5 de maio de 2005, quando foi instalada a primeira caixa-estante no Bazar Guri. Enquanto isso, foi adquirida a segunda caixa-estante para que mais empresas fossem beneficiadas simultaneamente. 
 
Em novembro de 2005, a Loja Confecções Fidalga recebeu o projeto. A terceira empresa beneficiada foi o Supermercado Kit Sacolão, em seguida a Proust Indústria de Comércio e Confecção, a Prodoeste, o Supermercado ABC e a Fábrica de Confecções Zanoni Amaral Passos.
 
Em abril de 2008, o Bazar Guri recebeu novamente o projeto, a pedido dos funcionários e também da direção da loja. Nesse mesmo ano, a segunda caixa-estante foi para a CEMIG. Em seguida, as empresas beneficiadas foram Carvel Carvalho Veículos, AD PNEUS, UNIMED Alto São Francisco, Ponto por Ponto, Magia Confecções, Sicoob Credifor, Recapagem Alterosa, além da Casa Américo.  
 
Entre novembro de 2013 e fevereiro de 2015, os funcionários da Confecções Lorena tiveram a oportunidade de participarem da iniciativa. Foi na Lorena Confecções que foi batido o recorde de empréstimos desde que o projeto foi iniciado. A funcionária Vera Aparecida Carvalho realizou 82 empréstimos.
 
Em segundo lugar no ranking, com 78 empréstimos, ficou a funcionária Rosilene Aparecida Rolindo, da Fábrica de Confecções Zanoni Amaral Passos e, em 3º lugar, a funcionária Patrícia Goulart, da Prodoeste, com 72 empréstimos. 
 
No encerramento do projeto em cada uma das empresas, os três funcionários que mais realizam empréstimos são homenageados e ganham uma lembrança do UNIFOR-MG.
Atualmente, a Biblioteca Estação do Trabalhador está no DER (Departamento de Estradas de Rodagem) de Formiga e também na Larissa Confecções.  
 
Como resultados do projeto, em três das empresas beneficiadas, os empresários deram continuidade à ideia e implantaram suas próprias bibliotecas, o que incentiva ainda mais a leitura dos trabalhadores.
 
Os próximos 10 anos do projeto devem ser de expansão. A ideia é levar a Biblioteca Estação do Trabalhador para mais empresas não só em Formiga, mas em toda a região. 

fique por dentro

COMUNIDADE PODE APOIAR PROJETOS DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG VOLTADOS À SOLIDARIEDADE E INCLUSÃO SOCIAL
9 de maio de 2025

COMUNIDADE PODE APOIAR PROJETOS DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG VOLTADOS À SOLIDARIEDADE E INCLUSÃO SOCIAL

PROJETO “SAÚDE NA ESCOLA” LEVA INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE À ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELO
9 de maio de 2025

PROJETO “SAÚDE NA ESCOLA” LEVA INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE À ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELO

ALUNOS DE DIREITO DO UNIFOR-MG SE PREPARAM PARA MOSTRA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR – MJUR
9 de maio de 2025

ALUNOS DE DIREITO DO UNIFOR-MG SE PREPARAM PARA MOSTRA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR – MJUR

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.