icone buscar
Acadêmicos do UNIFOR-MG visitam fábrica da Coca-Cola no Rio de Janeiro

Acadêmicos do UNIFOR-MG visitam fábrica da Coca-Cola no Rio de Janeiro

sexta-feira, 07 de março de 2014.
Acadêmicos do UNIFOR-MG visitam fábrica da Coca-Cola no Rio de Janeiro

 
Na manhã do dia 21 de fevereiro, os acadêmicos do 1º, 3º, 5º e 7º períodos do curso de Administração e do 1º e 3º períodos do Curso Superior de Tecnologia em Marketing viveram uma experiência bem diferenciada ao visitarem a Fábrica da Felicidade da Coca-Cola, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. 

Na manhã do dia 21 de fevereiro, os acadêmicos do 1º, 3º, 5º e 7º períodos do curso de Administração e do 1º e 3º períodos do Curso Superior de Tecnologia em Marketing viveram uma experiência bem diferenciada ao visitarem a Fábrica da Felicidade da Coca-Cola, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. 
Além de uma grande oportunidade de conhecerem como são produzidos os refrigerantes mais famosos do mundo, os alunos também vivenciaram o inovador projeto direcionado aos visitantes da Fábrica da Felicidade. O projeto tem como objetivo transformar a visita em uma impactante experiência de marca, onde é possível conhecer detalhes sobre a história da Coca-Cola, sentir-se dentro da verdadeira Fábrica da Felicidade. A visita durou aproximadamente três horas e foi acompanhada todo o tempo por três supervisores da Coca-Cola, além da coordenadora geral do espaço temático.
Eder Sidnei da Silva, acadêmico do 7º período do curso de Administração, relatou a satisfação em participar dessa visita técnica. “Desde que ingressei na faculdade, essa foi a visita mais importante. Alinhou toda a teoria aprendida com a prática de uma empresa global. A equipe executora da Coca-Cola é muito capacitada  e supriu todas as indagações dos alunos. Quando adentramos na fábrica, visualizamos todo o sistema de produção.  Fiquei extasiado, foi fantástico e superou todas as expectativas”.
Para a aluna Maria Cláudia Gischewisky Souza, do 3º período do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, “conhecer a Fábrica da Felicidade da Coca-Cola foi uma experiência única, um projeto inovador no qual tive a oportunidade de visitar. Como estudante de Marketing, foi enriquecedor, pois abordaram diversas temáticas, como, por exemplo: sustentabilidade, distribuição, qualidade, marketing e publicidade, vendas, gestão da água, eficiência energética, entre outras. A visita conjuga uma série de conteúdos associados ao entretenimento e à magia da marca Coca-Cola”.
 
A visita, organizada pela coordenadora do curso de Administração e do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, Profa. Dra. Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira, teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos acadêmicos nos diversos setores produtivos e ver “in loco” muito do que se aprende em sala de aula. A importância desse tipo de atividade complementar é fundamental, pois aproxima a academia dos setores empresariais. 
“As visitas técnicas são essenciais nas carreiras acadêmicas. Especificamente sobre a visita à fábrica da Coca-Cola, ficamos impressionados com a recepção. Os futuros administradores e os profissionais em marketing tiveram uma visão sistêmica e ampliada, tanto dos processos produtivos como, principalmente, do mercado. O nível de automação da fábrica é impressionante, a máquina desenvolve todo o processo, só precisa de um ou dois funcionários que ficam atentos diante de qualquer eventualidade. Os estudantes viram com mais clareza a importância de alguns fundamentos da Administração, como a valorização da marca, do produto e da embalagem, e da logística de distribuição de produtos e gestão de estoques. A visita deu chance aos 41 participantes de verem o funcionamento das teorias que mantêm a Cola-Cola em posição de liderança”, salientou a coordenadora. 
Os alunos do UNIFOR-MG tiveram a oportunidade de conhecer as diferentes salas tematizadas que enfatizam os processos de produção e o programa de sustentabilidade desenvolvido pela empresa. No primeiro momento, degustaram de um lanche com todos os refrigerantes da Coca-Cola, água e sucos. Em um segundo momento, visitaram a sala de “Boas Vindas”, onde a “Wendy”, uma personagem da Coca-Cola, convidou os acadêmicos para visitarem a fábrica e descobrirem a cobiçada “fórmula secreta” do refrigerante.
Na sequência, foi feita uma visita à sala de época do Dr. John Pemberton (desenvolvedor da fórmula da Coca-Cola), quando os alunos conheceram a história inicial. Depois, se dirigiram para a sala onde foi contada a história da Coca-Cola no Brasil e exibidas propagandas desde a década de 50 até os dias atuais.
Em outra sala, foram distribuídos os crachás de todos os visitantes e os EPIs (Equipamentos de Prevenção Individual) para uma visita com segurança e para que todos fossem identificados na linha de produção da fábrica. 
No setor de produção, foram muitas novidades e informações. A empresa conta com um total de 21 linhas de produção, oito colaboradores em cada linha, distribuídos em três turnos de trabalho. A produção das latinhas é de 72.000 por hora. A primeira máquina da Coca-Cola produzia 28 latas por minuto. Um projeto novo é a produção da garrafa PET retornável, demonstrando a preocupação com as questões ambientais. 
Os alunos ainda conheceram o laboratório, assistiram a um filme institucional na sala de projeções em 3D; passaram pelo corredor da felicidade e visitaram a sala de sustentabilidade da empresa. Encerrando a visita, degustaram novamente de um lanche acompanhado dos refrigerantes do portfólio da Coca-Cola. Segundo a Profa. Dra. Jussara Oliveira, ao final, descobriram que a fórmula da Coca-Cola é “a felicidade de tomar uma Coca-Cola bem gelada em qualquer parte do mundo”.
 
{mosimage}
 
{mosimage}
 
{mosimage}
 
{mosimage}
 
{mosimage} 

fique por dentro

2° ENCONTRO DE GESTORES ESPORTIVOS DO CIRCUITO GRUTAS E MAR DE MINAS CONFIRMA PALESTRANTES
5 de junho de 2025

2° ENCONTRO DE GESTORES ESPORTIVOS DO CIRCUITO GRUTAS E MAR DE MINAS CONFIRMA PALESTRANTES

UNIFOR-MG DIVULGA EDITAL PARA O VESTIBULAR EAD 2025 – 2º SEMESTRE
5 de junho de 2025

UNIFOR-MG DIVULGA EDITAL PARA O VESTIBULAR EAD 2025 – 2º SEMESTRE

NOTA DE PESAR – ENI MARIA COSTA
4 de junho de 2025

NOTA DE PESAR – ENI MARIA COSTA

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.