
UNIFOR sediou solenidade de premiação do projeto Voto Consciente
quinta-feira, 18 de outubro de 2012.
projeto Voto Consciente, que ocorreu no Salão Nobre “Eunézimo Lima, no
dia 4 de outubro.
Trata-se de uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, criado no âmbito do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (CAEL), que tem por objetivos gerais contribuir para a conscientização do cidadão quanto às boas práticas eleitorais e aos efeitos nefastos da corrupção eleitoral, com foco no combate à compra de votos, ao uso da máquina pública nas eleições e financiamento irregular de campanhas eleitorais.
Embora direcionada ao cidadão em geral, em Formiga, a proposta teve por objetivo específico conscientizar o jovem sobre os danos resultantes da corrupção eleitoral e a importância do voto e do estudante como cidadão.
O projeto foi coordenado pela promotora da Justiça Eleitoral da Comarca de Formiga, Dra. Luciana Imaculada de Paula, com o apoio de importantes parceiros, como o UNIFOR, a 16ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Formiga, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Formiga (ACIF) e o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Formiga (Consep).
A mesa de trabalhos foi composta pelo promotor de justiça coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral, Dr. Edson Rezende Castro, pela promotora de justiça, Dra. Luciana Imaculada de Paula, pelo Reitor do UNIFOR, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, pela presidente da 16ª Subseção da OAB, Cirlanda Marques Chaves, pelo diretor da CDL, Rogério Pereira Iunes, pelo presidente do Consep, Leonardo Almeida, pela representante da Inspetoria de Ensino, Iêda Maria Diniz e Silva, e pela representante da Secretaria Municipal de Educação de Formiga Fátima Belo.
Após a execução do Hino Nacional, houve apresentações artísticas pela Orquestra Sinfônica da Escola Municipal Benedita Gomide Leite, que agradou bastante ao público. Em seguida, foram feitos alguns pronunciamentos e a premiação dos melhores trabalhos desenvolvidos por alunos das séries finais do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão formada por representantes da OAB/MG, ACIF/CDL e Consep.
Foram concedidos prêmios às escolas vencedoras, aos professores que coordenaram os trabalhos e aos alunos autores das redações que obtiveram a melhor classificação. A aluna vencedora do Ensino Fundamental foi Fabíola Jorge Machado, do Centro de Atenção Integral à Criança, e do Ensino Médio foi Luiz Otávio Oliveira Silva, da Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte.
Os segundos e terceiros lugares em cada cada categoria também foram premiados e as diretoras das escolas participantes do concurso receberam uma Menção Honrosa.