
Mais uma professora do UNIFOR conclui mestrado
segunda-feira, 08 de outubro de 2012.
A Profa. Tania Aparecida de Oliveira, do curso de Química, desde o mês de agosto se encontra entre o grupo de professores mestres. A dissertação de mestrado teve como tema “Os compostos chamados flavonoides, em especial o composto de nome flavonol”. O trabalho foi direcionado para o estudo da estrutura química do flavonol e seus derivados halogenados e como eles poderiam ser sintetizados futuramente como, por exemplo, na fabricação de fármacos.
Esse tema é relevante não só para a comunidade acadêmica, mas também é de interesse da população em geral, pois tratam-se de compostos presentes em alimentos como frutas vermelhas e roxas, chá verde e preto, pimentão, maracujá, araticum, soja e vários outros que apresentam benefícios à saúde humana.
Como principais propriedades desses compostos destacam-se a sua ação como antioxidantes, anti-inflamatórios, antialérgicas, apresentando relatos também de sua ação como anti-HIV e anticancerígeno. Estudos desenvolvidos recentemente mostram que o flavonol apresenta ação de proteção contra a doença de Parkinson.
Segundo a Profa. Ms. Tania Aparecida de Oliveira, os resultados da pesquisa originaram dois artigos: um deles intitulado “Computacional evidence for intramolecular hydrogen bonding and nonbonding X…O interection in 2’-haloflavonols”, publicado na revista Beilstein Journal of Organic Chemistry, edição de 19 de janeiro de 2012, e o outro com o título “F…HO intramolecular hydrogen bond as the main transmission mechanism for 1h J F,H(O) coupling constant in 2’-fluoroflavonol”, publicado na revista Magnetic Resonance in Chemistry, edição do dia 26 de junho de 2012. As revistas são classificadas como qualis B internacional, sendo de grande abrangência na área de química.
“O trabalho atingiu o objetivo proposto, pois os artigos foram aceitos para a publicação rapidamente e também muito elogiados pelos relatores. Esse reconhecimento me deixa muito honrada e confirma a relevância do tema a comunidade científica”, comentou a Profa. Ms. Tania Aparecida de Oliveira.