
Bibliotecárias e aluno do UNIFOR apresentam trabalho no 35º ENEBD
segunda-feira, 06 de agosto de 2012.
O aluno do 5º período do curso de Biblioteconomia do UNIFOR, Vinícius
Silveira de Sousa, apresentou o trabalho “Biblioteca Estação do
Trabalhador: uma experiência de incentivo à leitura ”, no dia 19 de
julho, durante o 35° ENEBD (Encontro Nacional de Estudantes de
Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da
Informação), realizado de 15 a 21 de julho, em Belo Horizonte.
O artigo aborda um projeto de extensão do curso de Biblioteconomia, por intermédio das bibliotecárias Regina Célia Reis Ribeiro, idealizadora e coordenadora do projeto “Biblioteca Estação do Trabalhador”, que dá nome ao artigo, e Virgínia Alves Vaz, coordenadora da Biblioteca Ângela Vaz Leão.
Segundo Regina Ribeiro, o tema do encontro foi “Identidades e contrastes na área da Ciência da Informação: quem somos, de onde viemos e para onde vamos?, visando à crescente discussão sobre a evolução da Ciência da Informação (CI) no Brasil. “Refletimos sobre as inúmeras possibilidades de exploração do mercado na área da Ciência da Informação e investigação da atuação desse profissional em áreas distintas. No encontro, tive a oportunidade de socialização, de convivência e troca de experiências com vários bibliotecários, professores e alunos dos cursos de Biblioteconomia de vários estados”, salientou.
“A minha participação no ENEBD foi enriquecedora, pois fiz contato com mestres, doutores e discentes dos cursos de Biblioteconomia de vários estados. Poder apresentar o projeto “Biblioteca Estação do Trabalhador”, uma experiência tão bem sucedida, foi de grande importância para a minha vida acadêmica. A apresentação despertou nos avaliadores o interesse em levar esse projeto para outros estados. Participei de vários minicursos, oficinas e apresentações de trabalhos que vão enriquecer ainda mais o meu currículo. Esse tipo de evento é de grande importância para os discentes de Biblioteconomia, pois nos dão a oportunidade de compartilhar experiências, fazer contatos, adquirir novos conhecimentos e ter uma visão mais ampla do mercado de trabalho, uma vez que temos contato com realidades diferentes que nos estimulam a crescer na nossa profissão,” comentou o aluno Vinícius Silveira de Sousa.
O ENEBD é um tradicional evento promovido pelo corpo discente dos cursos de graduação da área de Ciência da Informação no Brasil, visa a promover a integração dos estudantes de todo o país, bem como ser um espaço de debate, reflexão e crítica dos temas que são relevantes e atuais para esse domínio da Ciência. Participaram cerca de 600 pessoas, entre bibliotecários, professores e alunos dos cursos de Biblioteconomia de várias localidades do país. Foram promovidas várias atividades, como palestras, minicursos, apresentação de trabalhos, atividades de lazer, atividades artístico-culturais, sorteio de brindes, visitas técnicas e turísticas.
Mais informações sobre o evento no link: http://enebd2012.eci.ufmg.br/
O projeto apresentado
A “Biblioteca Estação do Trabalhador” tem como objetivo incentivar a leitura, disponibilizar uma biblioteca que atenda aos trabalhadores, permitir o acesso à informação e à cultura no local de trabalho, contribuir para educar, valorizar e preservar documentos inerentes às empresas.
Com 7 anos de atuação, o projeto é desenvolvido em empresas de todos os segmentos. A Biblioteca funciona por meio de duas caixas-estantes, com material diversificado, como livros didáticos e de literatura, DVDs, revistas etc.