
Professor do UNIFOR e aluna de Ciências Contábeis apresentarão trabalho em congresso
quarta-feira, 28 de março de 2012.
do 5º período do curso de Ciências Contábeis, participarão do IV
Congresso da Associação Mineira de Direito e Economia, que ocorrerá nos
dias 10 e 11 de maio, no Ibmec Minas Gerais, em Belo Horizonte.
O tema do evento é Novos desafios da Análise Econômica do Direito. Para participarem do evento, o professor e a aluna do UNIFOR escreveram o artigo A aplicação da teoria dos jogos na decisão do governo brasileiro sobre a edição da lei 12.441/2011, que cria o empresário individual de responsabilidade limitada.
De acordo com a programação do Congresso, a explanação dos representantes do UNIFOR será a primeira após as palestras de abertura. Eles se apresentam no dia 10 de maio, às 14 horas, no Grupo de Trabalho Empresarial, na Sala Anfiteatro 1 do Ibmec Minas Gerais.
O artigo será publicado na Revista da AMDE (Associação Mineira de Direito e Economia – vol. IV). O periódico pretende ser um foro de divulgação das pesquisas em análise econômica do direito, permitindo a divulgação do conhecimento produzido no âmbito acadêmico brasileiro. A revista conta com quatro seções distintas: artigos de doutrina, jurisprudência comentada, trabalhos acadêmicos e teses e dissertações.
A aluna explica que a ideia dessa publicação surgiu quando o professor André Hostalácio a convidou para escreverem um artigo, durante o período em que estava lecionando sobre o tema Sociedades Empresariais. O desafio era escolher o periódico para publicarmos. Então, ficamos sabendo do Congresso e encontramos a Revista da AMDE, que agrega as duas áreas, contou a acadêmica.
À frente do NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas) do UNIFOR desde 2007, o professor se mostra entusiasmado com a procura cada vez maior por parte dos alunos pela produção científica e ressalta: não é por acaso que o UNIFOR já é referência no cenário mineiro. As políticas de ensino implantadas internamente já vêm gerando reflexos positivos no processo educacional de nossos alunos. Estamos conseguindo formar profissionais bastante técnicos, com vínculos científicos bem sedimentados. A notícia da publicação do artigo na Revista da AMDE chegou no dia 23 de dezembro de 2011 ,como presente adiantado de Natal, brincou.
A aluna Lorena Cármen de Sousa participou em novembro de 2011 do Congresso Brasileiro de Cursos (CBC), no Rio de Janeiro, juntamente com a egressa Gisele Bernardes Eufrásio, com o artigo O custo de terceirização de serviços sob a ótica da empresa contratada. Também tem um artigo publicado na Revista Conexão ciência do UNIFOR, em 2010, com o título A formação acadêmica superior em Ciências Contábeis do Centro Universitário de Formiga x a atuação do contabilista.
Além da publicação de artigos e participação em eventos científicos, Lorena Cármen de Sousa já participou do Projeto de Iniciação Científica, por meio de uma parceria entre o UNIFOR e a FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais). Essa oportunidade de publicar artigos é interessante para mostrar um talento que alguns alunos têm e mostrar também que é importante agregar conhecimentos. Tenho interesse em continuar os estudos e a área da pesquisa vai contribuir muito para isso, comentou a acadêmica.
O Prof. André Hostalácio Freitas, que é pós-graduado em Direito da Economia e da Empresa, está na fase final do Mestrado em Direito Empresarial, destacou, também, a importância da produção científica para a avaliação positiva do UNIFOR por parte do MEC (Ministério da Educação e Cultura).
A programação completa do IV Congresso da Associação Mineira de Direito e Economia está disponível no link
O Prof. André Hostalácio Freitas incentiva a produção de trabalhos científicos
{mosimage}
A aluna Lorena Cármen de Sousa participará de mais um congresso