
Biblioteca Estação do Trabalhador se despede da empresa Ponto por Ponto
quinta-feira, 22 de março de 2012.
Na tarde do dia 15 de março, o Projeto Biblioteca Estação do
Trabalhador encerrou suas atividades na empresa Ponto por Ponto, em
Formiga, onde esteve desde março de 2011. No dia 03 de abril, o projeto dará início às atividades no Sicoob Credifor, também em Formiga.
A coordenadora da biblioteca itinerante, a bibliotecária Regina Célia Reis Ribeiro, agradeceu aos funcionários pela participação durante o desenvolvimento do projeto na empresa. Ela ressaltou que, em maio, o projeto completa 7 anos de existência, levando aos colaboradores das empresas a oportunidade de adquirir mais cultura, conhecimento, crescimento pessoal e profissional por meio da leitura.
A empresária Maria Cristina Freitas Elias agradeceu a realização do projeto na sua empresa e disse que a biblioteca teve um saldo muito positivo, pois a leitura traz um crescimento muito grande e resulta em funcionárias mais cultas, mais produtivas e eficientes.
O projeto também beneficiou os filhos dos trabalhadores, que levaram várias obras para casa. Uma das funcionárias relatou o interesse de sua filha em ler os livros ao ponto de levar a criança para conhecer a Biblioteca Estação do Trabalhador e ela mesma escolher os materiais. “Ela ficou maravilhada com a biblioteca, nunca tinha visto tanto livro”, contou a colaboradora.
Outra funcionária relatou como benefício a melhora no vocabulário ao ler os livros, além de aproximar mãe e filha no momento da leitura. Segundo a bibliotecária, os funcionários gostam tanto da biblioteca na empresa que, ao final do projeto, manifestam o desejo de que ela seja definitiva.
Na Ponto por Ponto, os empréstimos foram realizados pela aluna Laís Bruneli, do 5º período do curso de Biblioteconomia, parceiro do projeto.
Após os agradecimentos, as três funcionárias que mais realizaram empréstimos durante a visita do projeto na Ponto por Ponto foram premiadas e, junto com elas, suas filhas. Em primeiro lugar ficou a colaboradora Elma Menezes e sua filha Júlia Fernandes Menezes, aluna do 2º período da Escola Municipal Lídia Braga. Em segundo lugar foram premiadas Arlete Aparecida Pires e sua filha Lívia Sara dos Santos, aluna do 1º período da Escola Infantil Corujinha. O terceiro lugar ficou com Hilda Batista Silva. Elas ganharam alguns brindes do UNIFOR e livros.
O Projeto
A Biblioteca Estação do Trabalhador é um projeto de extensão do UNIFOR que tem como objetivos: incentivar o hábito da leitura, disponibilizar uma biblioteca que atenda aos trabalhadores, permitir o acesso à informação e à cultura no local de trabalho, contribuir para educar, valorizar e preservar documentos inerentes às empresas.
Ao longo dos 7 anos de atuação, o projeto já foi desenvolvido em 14 empresas de vários segmentos. A Biblioteca Estação do Trabalhador funciona por meio de duas caixas-estantes, que ficam nas empresas durante um ano, com material diversificado, como livros didáticos e de literatura, DVDs, revistas etc.
O horário e o dia de funcionamento da minibiblioteca são sugeridos pela direção da própria empresa. O serviço de empréstimo é realizado por estagiários do curso de Biblioteconomia do UNIFOR. Durante o desenvolvimento do projeto nas empresas, também são realizadas atividades culturais, como palestras e ginástica labora.
Empresários interessados em receber o projeto podem entrar em contato com a bibliotecária Regina Célia Reis Ribeiro pelo telefone (37) 3329-1405 ou pelo e-mail rsbiblio@uniformg.edu.br.
A proprietária da Ponto por Ponto, funcionárias premiadas e suas filhas junto às representantes do projeto
{mosimage}
As pequenas Lívia e Júlia aproveitavam para escolher os próprios livros…
{mosimage}
… e se aventuravam nas histórias