
Palestra sobre construção sustentável será realizada para alunos de Engenharia Civil
terça-feira, 13 de março de 2012.
Civil do UNIFOR participarão de um evento com o tema: “Edifício Forluz –
Uma construção sustentável”. A palestra será realizada no Salão Nobre
“Eunézimo Lima”, das 18:30 às 21:30 horas.
Os palestrantes serão a arquiteta Marisa Costa Duarte Lanna, que trabalha há 23 anos na CEMIG e é coordenadora de projetos do Edifício Forluz, e o engenheiro civil Marildo Henrique Moreira Diniz, que também trabalha na CEMIG há 25 anos, e é o coordenador da obra do Edifício Forluz.
O objetivo da atividade, segundo a coordenadora do curso, Profa. Ms. Christiane Pereira Rocha, é proporcionar aos alunos de Engenharia Civil a oportunidade de conhecerem um trabalho abrangente que concilia desenvolvimento social e econômico com a preservação do planeta. “Queremos que nossos alunos de Engenharia Civil pensem em casas modernas, com projetos não somente bonitos, mas também altamente sustentáveis. Além de preservar os recursos do meio ambiente, devem proporcionar economia financeira aos seus proprietários e moradores, sem abrir mão do conforto com o qual já estão todos acostumados”, salientou Christiane Rocha.
De acordo com a coordenadora, a construção de prédios verdes é uma iniciativa nobre e impulsionada pela comprovação das vantagens financeiras a longo prazo. Minas Gerais começa a participar desse esforço em prol do planeta com o primeiro prédio inteiramente sustentável do estado, que vai sediar a Fundação Forluminas de Seguridade Social (Forluz), um projeto de 52 mil metros quadrados, distribuídos em 29 andares e com capacidade para abrigar 2.850 pessoas.
A Profa. Ms. Christiane Pereira Rocha destaca que o projeto é pioneiro ao buscar, junto ao Green Building Council Brasil (GBC Brasil), a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), o mais importante certificado concedido aos edifícios engajados com o meio ambiente.