icone buscar
Nilmário Miranda participa de mesa-redonda no UNIFOR

Nilmário Miranda participa de mesa-redonda no UNIFOR

segunda-feira, 29 de agosto de 2011.
Nilmário Miranda participa de mesa-redonda no UNIFOR

 

No dia 25 de agosto, foi realizada a Mesa-redonda “Direitos Humanos: Comissão Nacional da Verdade”, no UNIFOR. O evento contou com a participação do ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos e atual presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda; do ex-preso político, José Afonso Mourthé de Alencar; e o historiador e Prof. Dr. Fábio Chagas.

Às 19 horas, de 25 de agosto, foi realizada a Mesa-redonda “Direitos Humanos: Comissão Nacional da Verdade”, no Salão Nobre do UNIFOR “Eunézimo Lima”. O evento reuniu acadêmicos dos cursos de Direito, Serviço Social, políticos e interessados no debate, que contou com a participação do ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos e atual presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda; do ex-preso político, José Afonso Mourthé de Alencar, advogado e militante da resistência contra a repressão militar; e o historiador e Prof. Dr. Fábio Chagas.
A atividade é uma parceria entre o Centro Universitário, a Prefeitura de Formiga e a Fundação Perseu Abramo. O evento foi oficialmente aberto com a composição formal da mesa, pelo coordenador do curso de Direito, Prof. Ms. Fábio Antunes Gonçalves, representando o Reitor do UNIFOR, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão; os envolvidos no debate; e o Secretário Municipal de Comunicação, Túlio Braga Fonseca, representando o Prefeito de Formiga, Aluísio Veloso da Cunha.

As primeiras palavras foram proferidas pelo Prof. Dr. Fábio das Chagas, o qual empreendeu um resgate histórico do movimento de resistência armada à ditadura civil-militar para, ao final da sua fala, analisar histórica e politicamente aquela experiência. Entre outras conclusões, o historiador e professor do UNIFOR apontou que o terrorismo daqueles tempo coube não a quem combateu o regime, mas sim aos agentes do Estado que prenderam, torturaram, assassinaram e desapareceram com quase duzentos corpos.

Em seguida, José Afonso Mourthé de Alencar, narrou a história sob o seu ponto de vista, enquanto acadêmico de Direito, militante do movimento de resistência estudantil, posteriormente, do movimento operário, e como ex-preso político do Regime Militar.

Nilmário Miranda iniciou sua explanação declarando que durante a Ditadura Militar no Brasil, além de crimes contra as pessoas, o Governo mentiu em suas versões oficiais sobre os desaparecimentos dos presos políticos e militantes da resistência. Segundo comentou, gradativamente, informações provaram a inverdade das versões e comprovou-se os casos de mortos, torturados e desaparecidos, durante este período.

Diante desta realidade, o ex-ministro explicou o papel da Comissão Nacional da Verdade, em reunir os documentos oficiais e os documentos produzidos pelas vítimas, em um período de dois anos, após aprovada a criação da comissão, para produzir um relatório final, que será a história verdadeira do Brasil, neste momento da história. Para esta tarefa, a comissão poderá requisitar documentos sigilosos e convocar pessoas para prestar depoimentos que possam auxiliar na confecção do relatório.

Dentre o que Nilmário Miranda apresentou em sua fala, foram narrados diversos casos de desaparecidos, e citados casos de outros países da América do Sul,.

Comissão Nacional da Verdade
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7.376/10, do Executivo, que cria a Comissão Nacional da Verdade. Conforme a proposta, a comissão será criada no âmbito da Casa Civil da Presidência da República para esclarecer casos de violação de direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988 – inclusive a autoria de tortura, mortes, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres.

 
 
{mosimage}
José Afonso de Alencar, Nilmário Miranda e o Prof. Dr. Fábio das Chagas, em mesa-redonda

{mosimage}
O Salão Nobre do UNIFOR ficou repleto
 

fique por dentro

COLÉGIO UNIFOR DIVULGA PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE PROFESSOR
16 de maio de 2025

COLÉGIO UNIFOR DIVULGA PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE PROFESSOR

SEMAJUR TERÁ INÍCIO NO DIA 26 DE MAIO
15 de maio de 2025

SEMAJUR TERÁ INÍCIO NO DIA 26 DE MAIO

SERTTA CONTABILIDADE DIVULGA VAGA DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
15 de maio de 2025

SERTTA CONTABILIDADE DIVULGA VAGA DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.