
Patrimônio urbano é tema de estudo entre alunos de Arquitetura e Urbanismo e Direito
terça-feira, 23 de agosto de 2011.
O evento contou com a participação dos coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Prof. Ms. Valério Tadeu de Assis, e de Direito, Prof. Ms. Fábio Antunes Gonçalves, e de representantes do UNIFOR e da Prefeitura de Formiga. Todos os que se manifestaram falaram sobre a importância do evento, que propôs uma atividade multidisciplinar, além da necessidade de trabalhar a conservação e preservação do patrimônio público.
A palestra foi proferida pelo turismólogo Rafael Araújo Teixeira, do grupo Memória Arquitetura, de Belo Horizonte, que apresentou aos alunos os principais termos técnicos e legais ligados ao assunto, além de explicar sobre a importância de todos colaborarem para que cultura, edificações e identidade de um povo sejam preservados. Durante a explanação, o palestrante sensibilizou os presentes pela temática e instigou a participação dos alunos em atividades de estudo e preservação do patrimônio urbano.
Após a apresentação, um espaço para perguntas foi aberto aos participantes.
Parceria
O objetivo princial da palestra foi dar início ao Projeto de Educação Patrimonial de Formiga 2011 – Patrimônio Urbano: um campo de disputas, realizado por intermédio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Formiga, em especial a consultoria Memória Arquitetura, e o UNIFOR.
A execução do projeto busca levar, para formação dos discentes, a discussão de temas pertinentes, em ambas as áreas de conhecimento, já que colocará na pauta dos estudos interdisciplinares o tema do Plano Diretor e os diálogos com o patrimônio cultural e novas possibilidades de garantir o direito a uma cidade sustentável. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de se engajar no processo colaborativo de educação patrimonial, colocando a Instituição de Ensino a serviço da comunidade.
A proposta foi apresentada pelo coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo.
A palestra foi proferida pelo turismólogo Rafael Araújo Teixeira, do grupo Memória Arquitetura, de Belo Horizonte