icone buscar
Blog desenvolvido pelo curso de Biblioteconomia conta com nova ferramenta de acesso

Blog desenvolvido pelo curso de Biblioteconomia conta com nova ferramenta de acesso

quinta-feira, 18 de agosto de 2011.
Blog desenvolvido pelo curso de Biblioteconomia conta com nova ferramenta de acesso
 

O blog “Fontes”, desenvolvido pela Profa. Dra. Célia da Consolação Dias e por alunos do curso de Biblioteconomia, agora conta com um novo recurso, que irá facilitar o acesso de todos ao ambiente e permitir que o mesmo seja acompanhado por um público ainda maior. A novidade é um recurso de voz, voltado para pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual.

Agora, deficientes visuais também poderão acompanhar os textos postados no ambiente

O blog “Fontes”, desenvolvido pela Profa. Dra. Célia da Consolação Dias e por alunos do curso de Biblioteconomia, agora conta com um novo recurso, que irá facilitar o acesso de todos ao ambiente e permitir que o mesmo seja acompanhado por um público ainda maior.

A novidade é um recurso de voz, voltado para pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual. Abaixo de todos os textos postados no blog, encontra-se um ícone seguido da expressão ‘Ouça este post’, que, quando clicado, uma voz de computador feminina lê cada postagem disponibilizada no ambiente.

Segundo a professora, “a ferramenta é um ganho muito grande para quem, anteriormente, não podia acessar o blog. Muitas pessoas tinham interesse em acompanhá-lo, mas, devido à deficiência visual, isso não era possível. Para que o novo recurso funcione, é necessário apenas que a máquina utilizada pelo leitor tenha caixa de som”, explica.

A Profa. Dra. Célia também comenta que a ferramenta foi instalada por ela, por meio de um programa específico chamado ‘Voz.me’, que pode ser explorado, gratuitamente, o qual transforma o texto postado em voz. “A instalação do programa é muito importante para nós, envolvidos na administração e alimentação do blog, pois amplia as possibilidades de acesso dos interessados no conteúdo do ambiente.”

Ainda de acordo com a professora, existem muitos leitores que acompanham as postagens, inclusive fora do Brasil e de outras áreas, que não somente a Biblioteconomia. “Sempre me certifico sobre os acessos feitos ao ambiente, já que possuo o status de gerenciadora do mesmo. São mais de quatorze mil acessos no país. Dentre interessados do exterior, posso destacar nações como Portugal, Estados Unidos e Moçambique”, detalha. Além do recurso de voz, o blog também pode ser lido em qualquer idioma, por intermédio de uma ferramenta chamada ‘Tradutor’, disponibilizada, gratuitamente, pelo site de buscas ‘Google’.

“Desejo que todos possam ter acesso às informações que disponibilizamos no ambiente, de forma a divulgar a Biblioteconomia e mostrar aos alunos que, como futuros bibliotecários, precisam conhecer e explorar as mais variadas formas de comunicação e emprego da tecnologia, a favor do conhecimento. A ferramenta que facilita o acesso dos deficientes visuais, por exemplo, é uma maneira de mostrar a eles o quão importante é estarem preparados para atender um público diversificado, permitindo a todos o acesso à informação”, encerra.

O blog “Fontes” pode ser acessado pelo endereço: http://fontesgerais.blogspot.com/.

{mosimage} 
Da esquerda para a direita, Lorena (2o período); Lorena Jordane (2o período); Profa. Dra. Célia; e Michele (2o período)

{mosimage} 
Da esquerda para a direita, Hebert (6o período); Sany (6o período); Mila (6o período); Profa. Dra. Célia; Natália Leal (4o período); Adriana (4o período); e Magda (4o período)

 

fique por dentro

COLÉGIO UNIFOR DIVULGA PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE PROFESSOR
16 de maio de 2025

COLÉGIO UNIFOR DIVULGA PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE PROFESSOR

SEMAJUR TERÁ INÍCIO NO DIA 26 DE MAIO
15 de maio de 2025

SEMAJUR TERÁ INÍCIO NO DIA 26 DE MAIO

SERTTA CONTABILIDADE DIVULGA VAGA DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
15 de maio de 2025

SERTTA CONTABILIDADE DIVULGA VAGA DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.