
Prevenção de doenças do trabalho é tema de palestra no UNIFOR
quarta-feira, 10 de agosto de 2011.
No dia 09 de agosto, a juíza federal da Vara do Trabalho de Formiga, Graça Maria Borges de Freitas, ministrou a palestra “Meio Ambiente do Trabalho Saudável – Prevenção de Doenças do Trabalho e Doenças Ocupacionais”, no Salão Nobre do UNIFOR. O evento foi uma parceria entre o UNIFOR, a OAB – Formiga, a ACIF e a CDL.
O evento foi proposto pela juíza da Vara do Trabalho, que tem a intenção de conscientizar os trabalhadores e empresários quanto à adequação do meio ambiente de trabalho saudável, obedecendo as regras de conforto e prevenindo doenças e acidentes. “Grande parte das demandas na Vara do Trabalho são originadas de problemas relacionados ao meio ambiente de trabalho. É importante chamar a atenção para o assunto, para que ocorra uma mudança de cultura e, consequentemente, a implantação de políticas permanentes.”
Na ocasião, além de advogados e profissionais da advocacia, compareceram acadêmicos de todos os períodos de Direito e estudantes dos 4o e 8o períodos de Fisioterapia.
A campanha
A juíza da Vara do Trabalho propôs, ainda, a realização de uma campanha para prevenir os acidentes de trabalho na cidade e na região. No dia 05 de agosto, foi realizada uma reunião, no Fórum da Justiça do Trabalho de Formiga, com representantes de emissoras de rádio e televisão, para dar início às ações da campanha, que, segundo a juíza, tem como objetivo pensar alternativas de prevenção aos acidentes de trabalho nas empresas e desempenhar um trabalho de conscientização. Estão previstas várias ações até o final do ano.
A juíza federal da Vara do Trabalho de Formiga, Graça Maria Borges de Freitas
{mosimage}
O público, no Salão Nobre do UNIFOR “Eunézimo Lima”
{mosimage}
A mesa foi composta pela presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do UNIFOR, Luce Kelly Almeida; a coordenadora da Comissão de Direitos do Consumidor, Rosselma Maria Soares de Barros; a presidente da Subseção da OAB em Formiga, Cirlanda Marques Chaves; a juíza Graça Freitas; e o coordenador do curso de Direito, Prof. Ms. Fábio Antunes Gonçalves