
Educação Patrimonial será foco de estudo entre alunos de Arquitetura e Urbanismo e Direito
terça-feira, 09 de agosto de 2011.
No dia 17 de agosto, das 19 às 22 horas, no Salão Nobre do UNIFOR “Eunézimo Lima”, uma palestra de tema “Patrimônio Urbano: um campo de disputas” será promovida aos alunos dos 4º e 6º períodos de Arquitetura e Urbanismo e dos 9º e 10º de Direito. A proposta, apresentada pelo coordenador dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, Prof. Ms. Valério Tadeu de Assis, terá participação gratuita.
O objetivo do evento é iniciar o Projeto de Educação Patrimonial de Formiga 2011 – Patrimônio Urbano: um campo de disputas, realizado por intermédio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Formiga, em especial a consultoria Memória Arquitetura, e o UNIFOR.
Neste dia, iniciando as atividades, será proferida uma aula inaugural, seguida de debates e perguntas, onde o turismólogo Rafael Araújo Teixeira, do grupo Memória Arquitetura, de Belo Horizonte, buscará envolver os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Direito, para sensibilizá-los pela temática e engajá-los no desenvolvimento das atividades pertinentes.
A proposta, apresentada pelo coordenador dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, Prof. Ms. Valério Tadeu de Assis, terá participação gratuita, não sendo necessário fazer inscrições.
Educação Patrimonial
A Educação Patrimonial é uma tema que traz novas oportunidades de diálogo, entre diferentes campos do conhecimento, ao tratar da importância de proteção do patrimônio cultural dentro do atual contexto jurídico-urbanístico, que tem divergido opiniões quanto às medidas a serem tomadas para o controle do uso e ocupação do solo.
Com a realização do evento, pretende-se proporcionar um debate entre os alunos dos cursos, à luz de um novo paradigma da propriedade urbana – a função social da propriedade –, previsto na Constituição Federal e regulamentado pelo Estatuto da Cidade, Lei 10.257, de 10 de julho de 2001.
A execução do projeto busca levar, para formação dos discentes, a discussão de temas pertinentes, em ambas as áreas de conhecimento, já que colocará na pauta dos estudos interdisciplinares o tema do Plano Diretor e os diálogos com o patrimônio cultural e novas possibilidades de garantir o direito a uma cidade sustentável. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de se engajar no processo colaborativo de educação patrimonial, colocando a Instituição de Ensino a serviço da comunidade.