
Professor do UNIFOR é aprovado para cursar doutorado na UFMG
segunda-feira, 11 de julho de 2011.
No início deste mês, o Prof. Ms. Heslley Silva Machado, que leciona nos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Medicina Veterinária e Pedagogia do UNIFOR, foi aprovado para cursar doutorado na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). O estudo será realizado na área de Educação e terá como linha de pesquisa Educação e Ciência. Segundo o professor, a seleção para o doutorado latino-americano foi feita através de análise de projeto, provas de língua (espanhol e inglês) e entrevista.
Segundo o professor, a seleção para o doutorado latino-americano foi feita através de análise de projeto, provas de língua (espanhol e inglês) e entrevista. A pesquisa, que será orientada pelo Prof. PhD. Eduardo Mortimer, possui um título provisório, “Formação de professores, ensino de evolução e religiosidade: a evolução do perfil conceitual em diferentes países da América Latina”.
De acordo com o pesquisador, ele pretende investigar como a questão da religiosidade interfere na formação do professor, especialmente no que tange ao aprendizado e ensino do tema da evolução biológica, estabelecendo uma comparação entre diferentes países da América Latina. “A pesquisa, que será desenvolvida na região Centro-oeste de Minas, promoverá um comparativo entre os resultados com outros países da América Latina, sendo o Chile a primeira opção”, explica.
O Prof. Ms. Heslley comenta a importância do curso. “O doutorado na Faculdade de Educação da UFMG é muito conceituado, portanto, penso que o título será muito interessante para mim e também para o UNIFOR. Acredito, ainda, que o curso propiciará novos horizontes de pesquisa e discussão, além de acesso a financiamentos institucionais para projetos futuros”, diz.
Sobre o UNIFOR, ele especifica que, “desde que iniciei minha atuação no Centro Universitário, trabalhei com formação de professores, por isso, analisar e discutir essa questão irá enriquecer meu trabalho. Além disso, um curso na área de Educação me permitirá refletir sobre minha prática pedagógica, propiciando um aprimoramento e um crescimento profissional”, detalha.
Para encerrar, o professor fala sobre a conquista. “Não foi nada fácil conseguir ser aprovado no doutorado, mas é apenas o início de uma jornada que pode durar quatro anos, na qual espero contar com todos e poder devolver o apoio dado pelo UNIFOR e pelos alunos, através do meu trabalho e de outras possíveis contribuições.”
O Prof. Ms. Heslley Silva Machado, aprovado para cursar doutorado na UFMG