
Professora e aluna de Pedagogia desenvolvem pesquisa sobre recursos didáticos
quinta-feira, 16 de junho de 2011.
A Profa. Ms. Elizabeth Rocha Carvalho de Oliveira e a aluna Mírian Resende Costa, do 5o período de Pedagogia, estão desenvolvendo um projeto de iniciação científica apoiado pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), intitulado “A utilização de materiais e recursos didáticos como facilitadores do processo ensino-aprendizagem do Ensino Fundamental I: a Pedagogia do UNIFOR-MG em ação!”.
A pesquisa visa discutir a importância dos recursos e materiais didáticos no âmbito escolar, privilegiando o contexto do Ensino Fundamental I. segundo a professora, “o tema é bastante relevante nos atuais debates ligados à educação, haja vista que a fundamentação teórica e a instrumentalização de professores acarretam em práticas pedagógicas mais eficazes”, explica.
Ela conta que o estudo organiza-se em dois planos, um teórico e outro prático, que serão realizados à luz das perspectivas teóricas sociohistórica e interacionista e da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel.
A professora detalha que, no plano teórico, serão analisados, por meio de um estudo bibliográfico, o conceito, a origem e a função pedagógica dos recursos didáticos, bem como suas vantagens no processo de construção do conhecimento, ao investigar sua relação com a aprendizagem significativa da criança. Com relação ao plano prático, serão analisados e estruturados dados coletados por professores da rede pública e dos cursos de Pedagogia, bem como dados obtidos de pesquisa bibliográfica, com o objetivo de produzir uma Coletânea Pedagógica, a qual as pesquisadoras desejam que se torne um referencial para os educadores que militam nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Ao final, os resultados serão socializados através da Coletânea Pedagógica e de uma oficina para demonstração das possibilidades encontradas. “Dessa forma, pretende-se ressaltar, ainda, que é de fundamental importância a ação mediadora docente no planejamento e uso dos recursos didáticos, já que é nas suas interferências que os mesmos ganham sentido e exercem sua função. Com o trabalho, amplia-se o conceito de recursos didáticos, já que esse é, para vários autores, um componente essencial no trabalho de todo professor”, conta a professora.
Coordenação
A coordenadora de Pedagogia, Profa. Ms. Maria Francisca de Souza Lopes, ressalta que, “durante a apresentação da VII MIPE – Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, realizada, recentemente, no UNIFOR-MG, este projeto ficou em primeiro lugar, o que é uma honra para todos os professores e alunos do curso”, conta.
“Considerando que estamos passando por um momento na história do país em que os cursos de formação de professores estão em descrédito, no UNIFOR-MG, docentes e alunos estão empenhados e acreditando no que fazem, pois reconhecem o valor da educação e do trabalho do educador. Esta pesquisa agrega ainda mais valor ao curso”, encerra a coordenadora.
A Profa. Ms. Elizabeth e a aluna Mírian, que estão desenvolvendo um projeto de iniciação científica apoiado pela FAPEMIG